Obras na UFU visam à acessibilidade

Data de Publicação: 18/11/2013 - 13:19

Por Dielen Borges

Prefeitura Universitária atende demandas da comunidade e do Ministério Público Federal
Diélen Borges A Universidade Federal de Uberlândia realiza uma série de obras de infraestrutura com o objetivo de atender as demandas da comunidade acadêmica e as determinações do Ministério Público Federal (MPF), na perspectiva de garantir a segurança e o bem-estar nos campi. Entre as intervenções feitas no segundo semestre de 2013, estão a reforma de banheiros e as alterações nas travessias de pedestres no Campus Santa Mônica. Os banheiros do bloco 5O estão sendo reformados para cumprimento do Inquérito Civil Público instaurado pelo MPF a partir da vistoria realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (Compod) em 2 de fevereiro de 2011. De acordo com o diretor de infraestrutura Antônio Carlos dos Santos, o bloco 5 O está inacabado devido à falência da empresa Engepar, que era responsável pela obra e não conseguiu concluí-la. Quem assumiu as obras após a saída da Engepar foi a Elglobal Construtora. Algumas inadequações observadas na vistoria da Compod neste bloco foram: dificuldade para cadeirantes terem acesso a sanitários, devido ao hall e à porta com larguras incompatíveis; papeleiras e saboneteiras instaladas com altura acima da norma; ausência de mictório adequado a pessoas com baixa estatura; no boxe destinado a pessoas com deficiência, o sóculo de aumento de altura da bacia sanitária, as barras de apoio e a papeleira estão em desconformidade com a norma (NBR 9050/2004). Outra obra recente foi a retirada de quatro travessias elevadas próximas à saída para a Avenida Segismundo Pereira. A angulação recomendada para esse tipo de travessia varia entre 12 e 17 graus. As da UFU, com 17 graus, atendiam à norma, mas foram removidas porque impossibilitavam a passagem do ônibus do transporte intercampi. Futuro Está em fase de licitação o edital que prevê a realização de outras obras no Campus Santa Mônica, na perspectiva de atender as principais demandas da comunidade acadêmica, especialmente a de acessibilidade e estacionamentos. O projeto prevê três intervenções, que contemplam adequações de travessias, calçadas e meios-fios às normas de acessibilidade, construção de áreas de convívio, bicicletário e estacionamento atrás do bloco 5O, reforma das portarias de acesso à Rua Francisco Vicente Ferreira e troca de alambrados estragados. O preço estimado para realização das três intervenções é de R$ 2,5 milhões. A concorrência 005/2013, referente a essas obras, está disponível em www.licitacoes.ufu.br/licitacao2013. A edição de dezembro do Jornal da UFU publicará mais informações sobre o planejamento da Prefeitura Universitária para o ano de 2014.