Museu do Índio vai digitalizar coleção fotográfica dos Tapirapé

Data de Publicação: 25/11/2013 - 06:29

Por elianemoreira@dirco.ufu.br

Imagens foram coletadas entre 1991 e 1994
Informações Museu do Índio O Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia vai digitalizar a coleção fotográfica dos Índios Tapirapé. O trabalho será coordenado pelo professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia-Afro Brasileira (UNILAB), Túlio de Souza Muniz, entre os dias 13 e 20 de dezembro. O acervo retrata o cotidiano da aldeia deste povo indígena do Mato Grosso. Segundo Lídia Meirelles, antropóloga e coordenadora do Museu, “o objetivo é ampliar as potencialidades de documentação deste acervo. Possibilitar o tratamento e a preservação da coleção e o compartilhamento com outras instituições de pesquisa, bem como, com as aldeias do povo Tapirapé”. As imagens foram coletadas entre 1991 e 1994 pela coordenadora e pelos historiadores e colaboradores Gilson Goulart Carrijo e Túlio de Souza Muniz que atualmente é professor visitante da UNILAB. São cerca de 200 fotografias ampliadas em papel. “Em 1992, o grupo Tapirapé recebeu todas as fotografias reproduzidas em papel, pois, à época, não havia recursos tecnológicos de fotografia eletrônica e digital”, conta a coordenadora. O trabalho envolverá, também, pesquisa bibliográfica para elaboração de textos sobre as imagens, considerando relatos pessoais dos participantes do trabalho de campo. Programação: 13/12 - 13h: Primeiro contato com a equipe do Museu para apresentação do pesquisador/colaborador. 16 a 20/12 - 13h às 17 h: Processo de digitalização, organização de referências bibliográficas e produção de  textos.   Sobre Túlio Souza Muniz   Historiador com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Portugal, além de Jornalista Profissional desde 1993. Recentemente, em 2011 e 2012, foi co-autor dos volumes 1 e 2 dos livros-álbuns “Os descaminhos de ferro do Brasil”, com textos e  reflexões acerca da trajetória da ferrovia brasileira, a partir da ferrovia Cearense, trabalho de pesquisa e releitura de acervos fotográficos com imagens do sécs. XIX e XX da ferrovia no Ceará, que completa 140 anos de atividades em Novembro de 2013.