Alunos expõem pesquisas

Data de Publicação: 27/11/2013 - 15:34

Por Cíntia Sousa

Atividade faz parte da 1ª SEMAI
Cíntia Sousa (estagiária de graduação) Acontece nos dias 27 e 28 de novembro, no Campus Educação Física, ginásio G2, a exposição das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico da Universidade. As oito melhores pesquisas serão premiadas com a participação, em 2014, no evento Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá em Rio Branco (AC), com todas as despesas pagas pela UFU. O evento faz parte da 1ª Semana de Ações Integradas da UFU (1ª SEMAI). A exposição apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas na UFU, nas oito áreas de conhecimento. Noélio Oliveira Dantas, diretor de pesquisa da UFU, afirma que o objetivo do evento é promover a troca de conhecimentos. “Integrarmos todas as áreas de conhecimento e assim promover a interdisciplinaridade. E fazer com as pesquisas sejam divulgadas”, conclui Dantas. Gabrielle Medeiros Alves, aluna do terceiro ano de Engenharia Química, desenvolve uma pesquisa sobre remoção do cromo (elemento químico) dos resíduos industriais por micro-organismo. “A pesquisa envolve uma questão ambiental, o cromo é muito prejudicial à saúde e ao meio ambiente e transformar o cromo 6 para cromo 3, estamos reduzindo estes danos”, explica Gabrielle. No total são avaliados seiscentos e treze trabalhos. A avaliação é feita por 30 professores de outras instituições. Lyslei Nascimento, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participa da avaliação há oito anos. Ela ressalta: “Há um crescimento e amadurecimento, especialmente na área do teatro”. Vânia Alves Nascimento, docente da Fundação Educacional de Ituiutaba, participa da avaliação há vários anos. Ela avalia os trabalhos da área de biológicas. “É um crescimento para a educação e uma troca de experiências. O resultado é muito bom, há trabalhos de graduação com nível de mestrado. A pesquisa e base de todo o conhecimento”, analisa Vânia.   O professor Teógenes Senna de Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), avalia os projetos de Ciências Agrárias: “no geral os projetos são bons, embora alguns ainda não tenham atingido o nível teórico metodológico de um projeto de pesquisa, ficando apenas no levantamento de dados, sem resultados comprovados”. Os professores convidados selecionaram, nos dias 25 e 26 de novembro, os planos de trabalhos a serem desenvolvidos a partir de 2014. São ofertadas 312 bolsas e foram inscritos 712 planos.