Professor da UFU tem projeto aprovado pelo CNPq

Data de Publicação: 20/12/2013 - 08:39

Por Cíntia Sousa

Proposta é buscar alternativas para o aproveitamento de resíduos de frutas
Cíntia Sousa (estagiária de graduação) Marcos Antônio Barrozo, professor da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), teve um projeto aprovado no Programa de Ciência e Tecnologia para o Agronegócio. O valor destinado é de R$ 339.064,00 e a pesquisa será desenvolvida em 36 meses. O professor explica que, durante as etapas do processamento de sucos e de polpa de fruta, são recolhidos materiais não aproveitados na produção industrial, os chamados resíduos, como as frutas refugadas, cascas, sementes, os caroços e o bagaço. Esses resíduos têm na composição vitaminas, minerais, fibras e compostos antioxidantes importantes para as funções fisiológicas. Assim, a proposta do projeto é buscar alternativas para o aproveitamento desses resíduos, por meio do processo de secagem. O objetivo é encontrar um equipamento de desidratação adequado que preserve as qualidades nutricionais e os teores dos compostos bioativos dos materiais. “Tais resíduos poderiam ser utilizados minimizando o desperdício de alimentos e gerando uma nova fonte alimentar. Como a quantidade de resíduos pode chegar a muitas toneladas, é de interesse econômico e ambiental o aproveitamento desses materiais”, explica o professor. De acordo com Barrozo, o Brasil é um dos três maiores produtores de frutas do mundo e cerca de 50% da produção brasileira é destinada ao mercado de frutas processadas, o que gera mais de 1 bilhão de litros anuais. O projeto envolverá o grupo de pesquisa em sistemas particulados da Faculdade de Engenharia Química, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. “Foram aprovados apenas 10 projetos em todo o País. Isto mostra a qualidade das pesquisas desenvolvidas na UFU e seu reconhecimento pela comunidade científica”, enfatiza Barrozo.