Data de Publicação: 14/02/2014 - 10:57

Por Cíntia Sousa

UFU se pronuncia sobre o Campus Patos de Minas
As condições vividas pelo campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na cidade de Patos de Minas foram herdadas da gestão anterior com problemas questionados pelo Ministério Público, no que diz respeito a áreas destinadas à construção de todo o complexo da UFU na cidade. Os cursos foram criados naquela época sem nenhuma previsão de laboratórios. A UFU tem consciência de que as condições provisórias deixadas não atendem a adequação com excelência e qualidade dos cursos implantados em Patos de Minas. No que diz respeito à área embargada, a UFU já procedeu junto ao Ministério Público uma nova licitação, agora de responsabilidade da instituição. Até o dia 22 de fevereiro, o edital de doação dos terrenos apresentará uma solução definitiva para o problema de espaço físico desse campus, quando serão abertas as propostas da comunidade. O prédio que está sendo adaptado para o laboratório ainda depende da Prefeitura de Patos de Minas e a previsão de entrega é maio ou junho, portanto, em meados do primeiro semestre de 2014. Enquanto isso, a pró-reitora de Graduação, Marisa Lomônaco de Paula Naves, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Francisco Ribeiro, foram nesta semana até Patos de Minas para avaliar a situação, junto com professores, alunos e funcionários, e encontrar soluções alternativas até a entrega dos laboratórios. O reitor Elmiro Santos Resende irá a Patos de Minas na próxima semana juntamente com um representante do Ministério da Educação para que este tenha ciência da atual situação do Campus Patos de Minas. A UFU tem conhecimento dos problemas vividos e está buscando alternativas até que a situação possa ser solucionada efetivamente.