Curso de Teatro da UFU encena espetáculo "Vem buscar-me que ainda sou teu"

Apresentação é neste fim de semana com entrada franca

Publicado em 10/06/2015 às 09:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Foto: Rafael Michalichem

Alunos do curso de Teatro da UFU encenam, no próximo fim de semana, o espetáculo Vem buscar-me que ainda sou teu. A apresentação acontecerá na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, no dia 13/06 (sábado), às 20h, e no dia 14/06 (domingo), às 18h. A entrada é franca.

Segundo a professora Maria de Maria Andrade Quialheiro, a peça revela o dia a dia da Companhia Melodramática do Triângulo Mineiro de circo-teatro que está em cartaz com o melodrama Coração Materno: “é uma história de amor, ganância, poder e traição, que aperta corações e engorda o caixa e repertório de números da Companhia”. Num misto de coincidência e destino, o melodrama encenado passa a representar a própria vida dos artistas da companhia, dramas particulares do fazer teatral que se misturam à ficção, ultrapassam o tempo e discutem as fronteiras entre a arte e a vida. “Uma história que se vale da ironia, comicidade e crítica que só o melodrama, em sua natureza burlesca, pode provocar”, afirma a professora.

A montagem escolhida para o Estágio Supervisionado de Interpretação/Atuação em Espaços Escolares da primeira turma de licenciatura noturno do curso Teatro da UFU surgiu da vontade de experimentar o modo de atuar do melodrama. “Um gênero de forte apelo popular, de gestos apaixonados e grandiloquentes, caracterizado por uma estrutura bem definida e de códigos simples, que permite ao público e aos alunos/atores uma boa compreensão das principais regras de atuação”, explica Maria de Maria.

Foto: Rafael Michalichem

Na pesquisa para o trabalho pretendeu-se investigar cenicamente aspectos melodramáticos presentes especialmente nos circos-teatros das décadas de 70 e 80 no Brasil. Tradicionalmente o gênero surgiu no início do século XIX na França, com característica extremamente popular. Foi o movimento que deu voz à população burguesa para que pudesse colocar em cena seus conflitos e sentimentos e acabou banido dos palcos no século XX sob os argumentos de ser não ser uma arte culta, devido a sua simplificação estrutural dramatúrgica. O melodrama foi o modelo incorporado pelos circos brasileiros nas décadas de crise do circo nos anos 1960, 1970 e 1980, o que permitiu a sua manutenção e o tornou o maior responsável pela difusão da arte teatral no interior do Brasil.

Maria de Maria conta que, em cumprimento dos objetivos da disciplina de se apresentar em espaços de educação formal e não formal, com o apoio do Instituto de Artes da UFU, a peça já percorreu algumas escolas municipais de Uberlândia, sendo apresentada para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo também se apresentou na ONG Periferarte, na Associação de Moradores de Cruzeiro dos Peixotos e no Ponto dos Truões.

Agora, os alunos e ex-alunos do curso, com o desejo de dar continuidade ao trabalho, seguem se apresentando em outros espaços de formação cultural da cidade e região, pois, conforme a professora, eles têm recebido um enorme retorno positivo da comunidade.

O projeto foi abraçado pelo Grupo Mito 8 de Teatro, que surgiu em 2011 com a montagem do espetáculo A Profissão da Sra. Warren, resultado da disciplina Interpretação I, no curso de Teatro da UFU. Em 2012, o grupo deu início a um novo processo baseado na obra A morte e a morte de Quincas Berro D’água, de Jorge Amado. Desse processo surgiu o exercício cênico Quincas: o primeiro gole, que culminou no espetáculo Quincas: o último gole, apresentado na cidade de Uberlândia e em festivais da região.

Atualmente o grupo apresenta o espetáculo Vem buscar-me que ainda sou teu, de Carlos Alberto Soffredini, com adaptação de Rafael Lorran e direção de Maria De Maria. O grupo é formado por Rose Martins, Leandro Alves, Anderson Rosa, Rafael Patente, Gabriela Neves Guimarães, Tatiane Morais e Renata Paixão. A atual montagem contam com a participação de Roberta Liz e Débora Helena e o apoio de Rafael Michalichem, além de todos colaboradores e técnicos da UFU que se envolveram direta e indiretamente no percurso da disciplina.

Nome do Responsável
Professora Maria De Maria, do curso de Teatro da UFU
Local
Escola Livre do Grupontapé de Teatro (Rua Tupaciguara, 471, bairro Aparecida, Uberlândia-MG)