Publicado em 10/06/2015 às 09:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11
Foto: Rafael Michalichem
Alunos do curso de Teatro da UFU encenam, no próximo fim de semana, o espetáculo Vem buscar-me que ainda sou teu. A apresentação acontecerá na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, no dia 13/06 (sábado), às 20h, e no dia 14/06 (domingo), às 18h. A entrada é franca.
Segundo a professora Maria de Maria Andrade Quialheiro, a peça revela o dia a dia da Companhia Melodramática do Triângulo Mineiro de circo-teatro que está em cartaz com o melodrama Coração Materno: “é uma história de amor, ganância, poder e traição, que aperta corações e engorda o caixa e repertório de números da Companhia”. Num misto de coincidência e destino, o melodrama encenado passa a representar a própria vida dos artistas da companhia, dramas particulares do fazer teatral que se misturam à ficção, ultrapassam o tempo e discutem as fronteiras entre a arte e a vida. “Uma história que se vale da ironia, comicidade e crítica que só o melodrama, em sua natureza burlesca, pode provocar”, afirma a professora.
A montagem escolhida para o Estágio Supervisionado de Interpretação/Atuação em Espaços Escolares da primeira turma de licenciatura noturno do curso Teatro da UFU surgiu da vontade de experimentar o modo de atuar do melodrama. “Um gênero de forte apelo popular, de gestos apaixonados e grandiloquentes, caracterizado por uma estrutura bem definida e de códigos simples, que permite ao público e aos alunos/atores uma boa compreensão das principais regras de atuação”, explica Maria de Maria.
Na pesquisa para o trabalho pretendeu-se investigar cenicamente aspectos melodramáticos presentes especialmente nos circos-teatros das décadas de 70 e 80 no Brasil. Tradicionalmente o gênero surgiu no início do século XIX na França, com característica extremamente popular. Foi o movimento que deu voz à população burguesa para que pudesse colocar em cena seus conflitos e sentimentos e acabou banido dos palcos no século XX sob os argumentos de ser não ser uma arte culta, devido a sua simplificação estrutural dramatúrgica. O melodrama foi o modelo incorporado pelos circos brasileiros nas décadas de crise do circo nos anos 1960, 1970 e 1980, o que permitiu a sua manutenção e o tornou o maior responsável pela difusão da arte teatral no interior do Brasil.
Maria de Maria conta que, em cumprimento dos objetivos da disciplina de se apresentar em espaços de educação formal e não formal, com o apoio do Instituto de Artes da UFU, a peça já percorreu algumas escolas municipais de Uberlândia, sendo apresentada para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo também se apresentou na ONG Periferarte, na Associação de Moradores de Cruzeiro dos Peixotos e no Ponto dos Truões.
Agora, os alunos e ex-alunos do curso, com o desejo de dar continuidade ao trabalho, seguem se apresentando em outros espaços de formação cultural da cidade e região, pois, conforme a professora, eles têm recebido um enorme retorno positivo da comunidade.
O projeto foi abraçado pelo Grupo Mito 8 de Teatro, que surgiu em 2011 com a montagem do espetáculo A Profissão da Sra. Warren, resultado da disciplina Interpretação I, no curso de Teatro da UFU. Em 2012, o grupo deu início a um novo processo baseado na obra A morte e a morte de Quincas Berro D’água, de Jorge Amado. Desse processo surgiu o exercício cênico Quincas: o primeiro gole, que culminou no espetáculo Quincas: o último gole, apresentado na cidade de Uberlândia e em festivais da região.
Atualmente o grupo apresenta o espetáculo Vem buscar-me que ainda sou teu, de Carlos Alberto Soffredini, com adaptação de Rafael Lorran e direção de Maria De Maria. O grupo é formado por Rose Martins, Leandro Alves, Anderson Rosa, Rafael Patente, Gabriela Neves Guimarães, Tatiane Morais e Renata Paixão. A atual montagem contam com a participação de Roberta Liz e Débora Helena e o apoio de Rafael Michalichem, além de todos colaboradores e técnicos da UFU que se envolveram direta e indiretamente no percurso da disciplina.
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