UFU sedia lançamento de livro

Obra reúne textos sobre filósofos, historiador e grupo Seara Nova

Publicado em 12/06/2015 às 13:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:11

Por: Frinéia Chaves

A Universidade Federal de Uberlândia sediará o lançamento de uma obra organizada por professores de Filosofia e História. O livro "Proença, Cortesão, Sérgio e o Grupo Seara Nova" reúne cerca de 40 textos sobre os filósofos Raul Proença e Antônio Sérgio, o historiador Jaime Cortesão e o Grupo Seara Nova.

Seara Nova foi criado em 1921 por intelectuais portugueses e tornou-se em um dos mais importantes movimentos político-filosóficos e sócio-culturais do século XX em Portugal.

O lançamento será no dia 17 de junho, às 19h, nos auditórios A e B, do Bloco 5R, no campus Santa Mônica.

Nesta ocasião os autores farão palestras e comentarão a organização da obra.

Sobre os autores

Amon Pinho é pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa (2011) e doutor em História pela Universidade de São Paulo (2006). É Pesquisador Associado no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia, onde co-coordena o Laboratório de Estudos em Teorias e Escritas da História (LETEH). Tem experiência nas áreas de História e Filosofia, com ênfase em História Intelectual, Teoria e Filosofia da História e História da Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: 1) Teoria do conhecimento histórico no pensamento histórico-filosófico moderno e contemporâneo, com especial interesse pela obra do filósofo e historiador da cultura Walter Benjamin (1892-1940); 2) Pensamento português contemporâneo, com destaque para a obra do intelectual luso-brasileiro Agostinho da Silva (1906-1994), bem como para as suas interfaces com o pensamento ibérico e ibero-americano.

Antônio Pedro Mesquita é Professor Associado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Diretor do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Coordenador do projeto de tradução anotada das obras completas de Aristóteles (Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda; Brasil: Editora Martins Fontes), interessa-se por filosofia antiga, metafísica, filosofia da linguagem, pensamento português contemporâneo e didática da filosofia.

De entre as obras publicadas, destacam-se: na área da filosofia antiga: Varia Antiqua. Estudos de Filosofia Antiga (2011); Introdução ao Estudo da Filosofia Antiga (2006); Vida de Aristóteles (2006); Platão e o Problema da Existência (2003); O Fédon de Platão (1995); e Reler Platão. Ensaio sobre a Teoria das Ideias (1995); e na área do pensamento político português: Ensaios Sergianos e Outros Estudos Convergentes (2013); Salazar na História Política do seu Tempo (2007); Liberalismo, Democracia e o Contrário: Um Século de Pensamento Político em Portugal (1820-1930) (2006); O Pensamento Político Português no Século XIX. Uma Síntese Histórico-Crítica (2006); e Homem, Sociedade e Comunidade Política. O Pensamento Filosófico de Matias Aires (1998).

Romana Valente Pinho é doutora (2012) em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora de Filosofia da Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora associada do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, atua nas áreas da Filosofia Contemporânea (com ênfase em Pensamento Português e Brasileiro, Epistemologia e Filosofia Francesa) e da Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia. Pertence ao GT Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa da ANPOF e trabalha atualmente no projeto “Educação, Filosofia e Fenomenologia em Merleau-Ponty”. Para além dos livros Religião e Metafísica no pensar de Agostinho da Silva (2006) e O Essencial sobre Agostinho da Silva (2006), publicou igualmente outros estudos em vários periódicos e obras nacionais e internacionais.

Nome do Responsável
Instituto de Filosofia e Instituto de História