FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

22/01/2014 - 16:46 - Atualizado em 18/02/2014 - 10:55
UFU inicia atendimento médico em fazendas
Trabalhadores e moradores do Glória, Água Limpa e Capim Branco são atendidos por equipe multidisciplinar
Diélen Borges

Médico Paulo Eduardo Martins

O médico Paulo Eduardo Martins, da Faculdade de Medicina, faz parte da equipe multidisciplinar (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), está oferecendo aos trabalhadores e moradores das fazendas da instituição – Glória, Água Limpa e Capim Branco – atendimento médico em consultórios criados dentro das fazendas.

O projeto piloto começou na fazenda com maior número de funcionários, a do Glória, em novembro do ano passado. Até o momento foram atendidos 25 pacientes. A partir da próxima semana as outras fazendas também passarão a realizar atendimentos.

As consultas são feitas por equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, fisioterapeuta e/ou farmacêutico. Os horários são agendados pelo coordenador da fazenda, que observa quais são os moradores e trabalhadores que estão há mais tempo sem ir ao médico e com mais dificuldades para se deslocarem até um posto de saúde.

“Às vezes, os trabalhadores e os moradores das fazendas não têm tempo ou até a ‘cultura’ de cuidar da saúde. Ficam sobrecarregados e acabam tendo problemas gravíssimos por falta de prevenção e tratamento”, afirma o fisioterapeuta Vinícius Pafume de Oliveira, coordenador do PAD. Ele acrescenta que o problema mais comum entre esses pacientes é a hipertensão arterial.

O fisioterapeuta faz parte da equipe que idealizou o projeto nas fazendas, juntamente com o reitor Elmiro Santos Resende. O planejamento prevê a realização de atendimentos duas vezes por semana no Glória e uma vez por semana nas outras fazendas.