25/02/2014 - 13:18 - Atualizado em 27/02/2014 - 13:22
Começam em março as inscrições para o VII Simpósio em Engenharia Biomédica
Encontro será realizado de 19 a 23 de maio no Campus Santa Mônica
Renata Neiva

“A tecnologia a favor da vida” – este é o tema central do VII Simpósio em Engenharia Biomédica que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará de 19 a 23 de maio, no Campus Santa Mônica. As inscrições gratuitas para a submissão de artigos deverão ser feitas a partir do dia 5 de março pelo sitehttp://www.biolab.eletrica.ufu.br/viiseb/. A proposta dos organizadores é reunir profissionais, pesquisadores e estudantes de diferentes áreas do saber, interessados em acompanhar os avanços e as inovações tecnológicas no setor de saúde.

Entre os palestrantes confirmados, estão o professor Saide Jorge Calil (FOTO), da Unicamp, que abordará "O panorama da Engenharia Clínica no Brasil". Rodrigo Costa Felix, chefe do Laboratório de Ultrassom, da Divisão de Metrologia Acústica e de Vibrações, na Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, falará sobre "O papel da metrologia no desenvolvimento de equipamentos médico-odontológicos". Murilo Contó, gerente da área técnica de equipamentos da Coordenação de Investimentos em Saúde (CIS) do Ministério da Saúde, tratará da “Avaliação de equipamentos médicos assistenciais”.

Além de palestras e apresentações de artigos, estão programados workshops específicos nas áreas de “Engenharia Biomédica Forense”, com a professora Maria Elizete Kunkel, da Universidade Federal do ABC; “Engenharia de Reabilitação”, com o professor Teodiano Freire Bastos, da Universidade Federal do Espírito Santo e “Arquitetura e iluminação em ambientes médico-hospitalares”, com a professora Frieda Saicla, da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Anatomia artesanal

Está programada também a exposição do trabalho "Anatomia Humana Artesanal", do professor Eliel Guimarães, de Taubaté (SP). Guimarães faz réplicas de peças cadavéricas com porcelana fria modificada. O objetivo do trabalho é auxiliar o estudo de anatomia.