24/02/2014 - 12:54 - Atualizado em 07/03/2014 - 17:23
Rotulação é tema de performance
Objetivo foi fazer as pessoas refletirem sobre a ideia de categorizações relacionadas à raça, gênero, questões sociais etc.
Marco Cavalcanti

Alunos com rótulos colados no corpo

O objetivo da aula foi fazer as pessoas refletirem sobre a 'rotulação' (Foto: Fabiano Goulart)

Quem circulou pelo saguão do bloco 3Q do Campus Santa Mônica na manhã desta sexta-feira (21/02), se deparou com algo incomum. Pessoas que frequentavam aquele espaço de convivência durante esse período do dia eram rotuladas de “gorda”, “inteligente”, “doida”, “artista”, “preto”, “periguete” etc. Eram rotuladas literalmente.

A atividade começou com 11 alunos dos cursos de Dança, Psicologia e Relações Internacionais e se estendeu a quem quisesse participar. A ação foi um experimento de conteúdos trabalhados na disciplina Performances do Corpo, oferecida pelo Instituto de Artes e ministrada pelo professor Alexandre Molina.

Ao aceitar o convite implícito, o público se posicionava – com a ajuda de papel e caneta –, definindo as impressões sobre o outro, a partir da roupa, do corte de cabelo, da aparência física ou do comportamento, por exemplo.

“O ser humano faz isso o tempo todo. Mas a gente não faz isso de forma explícita”, observa Molina. O objetivo da aula fora da sala foi fazer as pessoas refletirem sobre a ideia de rotulações e categorizações relacionadas à raça, gênero, questões sociais, comportamento, nível econômico etc. Até o fim do semestre letivo outras aulas em espaços abertos serão realizadas.

Confira as fotos