O objetivo da aula foi fazer as pessoas refletirem sobre a 'rotulação' (Foto: Fabiano Goulart)
A atividade começou com 11 alunos dos cursos de Dança, Psicologia e Relações Internacionais e se estendeu a quem quisesse participar. A ação foi um experimento de conteúdos trabalhados na disciplina Performances do Corpo, oferecida pelo Instituto de Artes e ministrada pelo professor Alexandre Molina.
Ao aceitar o convite implícito, o público se posicionava – com a ajuda de papel e caneta –, definindo as impressões sobre o outro, a partir da roupa, do corte de cabelo, da aparência física ou do comportamento, por exemplo.
“O ser humano faz isso o tempo todo. Mas a gente não faz isso de forma explícita”, observa Molina. O objetivo da aula fora da sala foi fazer as pessoas refletirem sobre a ideia de rotulações e categorizações relacionadas à raça, gênero, questões sociais, comportamento, nível econômico etc. Até o fim do semestre letivo outras aulas em espaços abertos serão realizadas.