FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

12/05/2014 - 10:44 - Atualizado em 12/05/2014 - 10:44
Ciclo de Estudos Literários promove Minicurso “O mito de Medeia em chamas”
Atividade será no dia 16 de maio
Eliane Moreira

O mito de Medeia é uma das narrativas mais complexas e impactantes da mitologia grega. Inúmeros autores, ao longo dos séculos, dialogaram com esta personagem enigmática. A mãe que mata os próprios filhos, em nome de uma vingança, provocou vários diálogos intertextuais, tanto na literatura como no cinema. Assim, tanto o dramaturgo Antônio José, como o cineasta Pasolini beberam nesta fonte milenar para criarem, cada um com seu estilo, Medeias desconcertantes e originais que tanto fazem rir como pensar.

O tema será abordado, durante o Minicurso "Mito de Medeia em chamas" - de Antônio José a Pier Paolo Pasolini - que será ministrado pela professora Kênia Maria Pereira de Almeida. A realização do Ciclo de Estudos Literários – Celi é uma proposta do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Uberlândia (PPLET) que visa oportunizar momentos de reflexão, entre os pesquisadores e docentes do PPLET e os alunos da graduação da UFU que tenham interesse nos Estudos Literários. Podem participar, também, professores da rede pública e privada de ensino que desejam aprofundar suas reflexões sobre o tema.

O segundo minicurso do projeto de extensão acontece no dia 16/05, a partir das 14 horas, no Anfiteatro B, do Bloco 5 O, no campus Santa Mônica. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.ileel2.ufu.br/cecle