FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

12/05/2014 - 10:15 - Atualizado em 26/05/2014 - 14:40
Livro da Edufu é apresentado em evento internacional no Rio de Janeiro
Apresentação será às 14 horas

O livro "Um álbum para o imperador", que tem entre seus autores a professora Janaína Zito Lozada, do Campus do Pontal, será apresentado nesta quinta-feira, 22/5, durante o III Seminário Internacional sobre a política científica e a circulação Internacional de Cientistas.

A publicação foi feita em coedição entre a Edufu e o Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST, do Rio, que também é o realizador do evento, junto com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Sobre a obra

Apresenta o álbum de fotografias de Rafael Castro y Ordoñes, presenteado a D. Pedro II pela Comissão do Pacífico, em 1862, cujo original está sob a guarda da Biblioteca Nacional na Coleção Thereza Cristina, na cidade do Rio de Janeiro. Documento fotográfico da experiência de uma época nos oferece as miradas de uma viagem que alguns espanhóis empreenderam no Brasil. Registro de um percurso que envolveu ruas, praças, monumentos, paisagens e indivíduos desde Madri e Cádiz até Salvador e Rio de Janeiro. Presente entre impérios pretéritos que nos permitem aqui vislumbrar as formas e os objetos de um olhar qualificado, ilustrado, romântico e científico que, em vez de imobilizar imagens do e no passado, incitaram investigações, reflexões e análises e ensejaram a necessidade de contar esta história.