04/07/2014 - 10:58 - Atualizado em 06/01/2015 - 09:54
ONG “Narrativa da Imaginação” propõe novo olhar sobre a educação
Entidade vê na “cultura nerd” uma nova forma de promover a melhoria nos relacionamentos pessoais.
José Amaral Neto

por Carlos Gabriel Ferreira, estagiário de jornalismo

A Organização Não Governamental “Narrativa da Imaginação” deu os seus primeiros passos no final de 2011 e, desde então, já recebeu vários prêmios de destaque e certificados de reconhecimento por seu trabalho. Reconhecida pela Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, a ONG promove a melhoria na qualidade dos relacionamentos por meio de atividades lúdicas gratuitas, defendendo valores como a postura ética e o exercício da cidadania. Com projetos interdisciplinares como “Mundos Distantes” e “Anima Clube”, a entidade reúne pessoas com o desejo de transformação social a fim de desenvolverem projetos para a sociedade.

Não se assuste com o Mestre dos Magos como logomarca do coletivo. Rafael Rocha, presidente da ONG e pesquisador da UFU, explica que, para o coletivo, o personagem da Caverna do Dragão representa o professor ideal, “aquele que ensina o aluno a partir das experiências do próprio aluno. Quem conduz a ideia do projeto é o estudante, assim ele consegue expor e experimentar o seu próprio conteúdo”, explica Rafael. As produções do coletivo são diversas e plurais: desde o âmbito da produção cultural em festivais e jogos até a promoção de palestras em cidades do Brasil.

O coletivo também criou o periódico científico, “Mais Dados”, voltado para a análise crítica nas categorias de diferentes jogos, como os famosos Jogos de Interpretação de Personagens (conhecidos pelo termo inglês “R.P.G.”, role-playing game) e card games (jogos de cartas). “A revista surge como uma oportunidade para debater um assunto que está disperso no Brasil. Somos um dos países onde mais se produz academicamente sobre R.P.G., mas temos uma grande ausência de um periódico que reúna todo este material”, conta Rafael. O lançamento oficial da primeira edição da “Mais Dados” será no dia 7 de julho e contará com artigos inéditos.

Para quem deseja se envolver mais com o projeto, além de mais informações em seu site (http:// narrativadaimaginacao.com [1]), a entidade promove, junto a uma equipe de pesquisadores da Fapeming/CAPES, o 2º Simpósio Narrativa da Imaginação: Dossiê História, apresentando como o R.P.G., os jogos de tabuleiro e de cartas auxiliam para o ensino de História. O evento ocorre na UFU no dia 18 de julho das 8h30 às 17h30 no anfiteatro C do bloco 5O. As pesquisas realizadas no projeto "Cidade de Uberlândia: História regional e local, ensino-aprendizagem e jogos narrativos. (FAPEMIG/CAPES - APQ-03413-12)" também serão apresentadas. A programação está disponível em http://euhistorico.blogspot.com [2].  Para se inscrever basta enviar nome e CPF para narrativadaimaginacao@gmail.com.

Serviço:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Narrativa da Imaginação

Av. Estrela do Sul, 1946 – Bairro Martins

Uberlândia – MG