24/10/2014 - 08:22 - Atualizado em 29/10/2014 - 08:05
Alunos deficientes realizam visita a Fazenda Experimental Capim Branco
Projeto desenvolvido pelo PET da Veterinária busca interação entre estudantes e animais
Ana Luiza Honma (Estagiária de Graduação)

Desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Veterinária da UFU, o Projeto Terapia Assistida por Animais (TAA) levou os alunos do Centro Estadual de Educação Especial de Uberlândia (CEEEU) a uma visita orientada na Fazenda Experimental Capim Branco na última quarta-feira (22/10) para o encerramento das atividades do programa. No decorrer da visita os estudantes puderam conviver com cães, sentir o pelo dos carneiros, ver se perto bovinos se alimentando e conhecer aves jovens.

Durante seis meses os alunos do PET, coordenados pela professora Anna Lima, sempre acompanhados de um cão, realizaram visitas ao CEEEU para um momento de interação entre alunos e cães, também trazendo assuntos relacionados ao animal, como higiene, alimentação e ida ao médico veterinário.

O grupo atendido pelo projeto era de 12 estudantes do quinto ano com diferentes alterações psíquicas e genéticas e o projeto está em seu segundo ano em parceria com profissionais do CEEEU (psicóloga psicopedagoga e professoras). “A relação entre homem e animal vem sendo estudada como um meio de interação que proporciona benefícios para o animal e o homem. Conforme a literatura, isso serve como um meio terapêutico, auxiliando no tratamento de alguns distúrbios psíquicos e físicos”, explica Anna Lima.

De acordo com Anna Lima, o projeto já começa apresentar resultados para os participantes. “Muitos portadores de alterações psíquicas têm dificuldades para expor sentimentos, interagir com outras pessoas e situações. Após as visitas registrou-se maior interação e expressão de sentimentos, inclusive com a emissão de sons imitando os animais”, ressalta.

O Projeto Terapia Assistida por Animais é realizado por meio da parceria entre o PET da Veterinária, Diretoria da Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV), Diretoria de Experimentação e Produção Animal e a Diretoria do Centro Estadual de Educação Especial de Uberlândia (CEEEU).