FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

23/10/2014 - 13:33 - Atualizado em 23/10/2014 - 13:36
Jornalismo científico é tema de evento na Dirco
Profissionais da Diretoria de Comunicação Social participam de ciclo de palestras
Marco Cavalcanti

Profissionais e estagiários da Diretoria de Comunicação Social da UFU e da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) e alguns professores do curso de Jornalismo da instituição assistiram, na manhã desta quinta-feira (23/10), a palestra “Jornalismo Científico”, uma área da Divulgação Científica. O tema foi abordado pela professora e pesquisadora da história da comunicação da ciência (periódicos científicos) da Universidade de Campinas (Unicamp), Germana Barata.

Para a palestrante, um dos desafios em relação à divulgação científica no país é “conseguir mudar a cultura entre os cientistas porque são as principais fontes de informação, não a única”.  Ela cita, também, a existência de uma sobrecarga na comunidade acadêmica em termos de atividades burocráticas, de pesquisa, de educação, que tornam a questão da divulgação científica mais difícil.

Barata afirma que outro desafio é promover políticas de incentivo nas universidades, nos governos, para que a divulgação da ciência valha ao cientista. “A partir do momento em que [o trabalho de divulgação científica] passar a ser valorizado na carreira, eles com certeza, vão se abrir mais e estarão mais disponíveis para a mídia”, acredita.

Na opinião de Maria Clara Tomás Machado, diretora de Comunicação Social da UFU, a divulgação científica “é sempre um lugar árido e espinhoso”, compara.   “A gente tem que encontrar a porta de entrada, e ela nos trouxe uma série de possibilidades para que possamos melhorar nosso jornalismo científico”, declara a diretora sobre a palestra.

A pesquisadora da Unicamp aponta, também, a falta de priorização dos temas científicos nos veículos de comunicação. “A gente vê uma crise no jornalismo mundial em que os espaços estão sendo reduzidos. Sobretudo os para ciência e tecnologia são muito negociados para a entrada de marketing ou para outras notícias mais sensacionalistas”, critica.

O jornalista José Dagmar, coordenador da TV Universitária da UFU, afirma que a palestrante trouxe propostas diferentes que poderão ser utilizadas pela área de comunicação da UFU. “Ela avaliou nossas ferramentas, trazendo sugestões de melhoria. Isso é uma maneira de revermos o que estamos fazendo, o que dará bons frutos”, opina Dagmar.

O evento faz parte do ciclo de palestras “Comunicação Organizacional na Universidade”. Na sexta-feira (24/10) o tema será “Assessoria de Comunicação nas Redes Sociais”, com Rafael Terra, da empresa “Fabulosa Idea”. A terceira e última palestra acontecerá terça-feira, 28/10: “Comunicação na Universidade” a ser proferida por Bianca Zanella, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mais sobre Germana Barata