01/12/2014 - 08:48 - Atualizado em 01/12/2014 - 08:51
UFU abre inscrições para processo seletivo de vagas ociosas
Há editais para Reingresso, Transferências Interna e Externa e Portador de Diploma
Renata Neiva

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abre de 1 a 15 de dezembro as inscrições para o Processo Seletivo para a ocupação de Vagas Ociosas 2015-1. São as seguintes modalidades: Reingresso, Transferência Interna, Transferência Externa e Portador de Diploma. Para cada modalidade, há um edital específico. No link www.ingresso.ufu.br, o candidato confere os quadros de cursos, vagas e áreas. As inscrições devem ser feitas pelo sistema online.

Vagas ociosas são aquelas geradas por óbitos, desistências, transferências, desligamentos ou por abandonos. Na modalidade de Reingresso, podem se inscrever ex-alunos da UFU para o mesmo curso que abandonaram ou desistiram, mas não ultrapassaram o tempo máximo de abandono de seis anos, contados até a data da nova matrícula. Não serão aceitas inscrições de quem perdeu a vaga na UFU por desligamento ou jubilamento.

Para o processo de Transferência Facultativa Interna, pode se inscrever o candidato que  possua vínculo com um curso superior da própria UFU, desde que tenha concluído, com aprovação, todas as disciplinas do fluxo curricular do projeto pedagógico vigente, do 1º e 2º semestres letivos ou do 1º ano letivo deste curso, até 24 de fevereiro de 2015;  necessite cursar o mínimo de um ano e meio ou três semestres para integralização do curso pretendido, considerando-se a análise do seu histórico escolar, a legislação vigente e os procedimentos institucionais, em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso; considerado seu histórico escolar, não ultrapasse o tempo máximo admitido pela legislação vigente para a integralização do curso pretendido; e não tenha ingressado na UFU via processo seletivo de Reingresso, de Transferência Facultativa Interna e Externa e Portador de Diploma de Graduação.

Na modalidade de Transferência Facultativa Externa, pode se inscrever o candidato que possua vínculo com um curso de graduação autorizado pelo MEC. Em nenhuma hipótese o curso de origem poderá ser um dos cursos da UFU; tenha concluído com aprovação todos os componentes curriculares (disciplinas) do 1º, 2º e 3º quadrimestres, ou 1º e 2º semestres ou 1º ano do fluxograma ou quadro curricular do curso de origem, até 31 de dezembro de 2014; necessite cursar o mínimo de um ano e meio ou três semestres para integralização do curso pretendido, considerando-se a análise do seu histórico escolar, a legislação vigente e os procedimentos institucionais, em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso pretendido; considerado seu histórico escolar, não ultrapasse o tempo máximo para a integralização admitido pela legislação vigente, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso pretendido. Para participação no processo para Portadores de Diploma de Curso de Graduação, o candidato deve ter concluído pelo menos um curso de graduação.

TÓPICOS: