FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

16/03/2015 - 14:07 - Atualizado em 18/03/2015 - 08:14
Recepção aos ingressantes da UFU começa no dia 24
Boas-vindas da Reitoria acontecerá em Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas
Marco Cavalcanti

No período de 24 a 28 de março a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) estará dando as boas-vindas aos alunos ingressantes nos cursos de graduação do primeiro semestre letivo de 2015. As atividades, entendidas a familiares dos estudantes, acontecerão nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas e fazem parte do calendário acadêmico.

No dia 24, uma terça-feira, os gestores da UFU estarão em Monte Carmelo, pela manhã, e em Patos de Minas, à tarde, para recepcionar os calouros e seus familiares. Já no Campus Pontal, em Ituiutaba, o encontro será no dia 25 à noite. Para os alunos dos campi de Uberlândia (Educação Física, Santa Mônica e Umuarama) a recepção será no dia 26 em dois horários: às 8 horas, no Campus Umuarama, e às 19 horas, no Santa Mônica.

“É extremamente importante que o aluno possa ter esse primeiro momento para conhecer a universidade, as pessoas que estão hoje na gestão, na administração superior, conhecer os programas que a UFU oferece”, afirma Michele Falco, psicóloga e coordenadora da Comissão Permanente de Recepção aos Estudantes Ingressantes.

Michele Falco recomenda a participação dos familiares e ressalta a relevância do encontro no que diz respeito tanto a questões mais acadêmicas, quanto aos programas de assistência, por exemplo. “Além, claro, de ser também um momento, sobretudo, de integração, para que eles também se conheçam”, complementa.

No sábado, 28/3, não só os novos alunos, mas toda a comunidade acadêmica (estudantes veteranos e servidores da UFU e das fundações) poderão participar do “1º Circuito de corrida de Rua 5K”, no Parque do Sabiá. Este evento está sendo organizado pela Divisão de Esportes da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex), com o opoio da Prefeitura de Uberlândia. Para participar da corrida é necessário realizar inscrição, já que as vagas são limitas a 200 pessoas. As inscrições deverão ser feitas no período de 23 a 27 de março.

O trabalho da comissão formado por 12 pessoas (docentes, alunos e técnicos) inclui o combate ao trote violento e humilhante, proibido na universidade desde 1993. “É algo que a gente precisa trabalhar muito, tanto com os veteranos, que possivelmente passaram por essa situação, foram calouro um dia, quanto com quem está chegando”, observa a psicóloga.

As atividades vão continuar no decorrer do semestre letivo. Com um caráter de apoio pedagógico, o Serviço de Ações Pedagógicas da Divisão de Assistência ao Estudante (Diase) programou duas oficinas com temáticas sobre planejamento de estudos e construção da autonomia nos estudos universitários. As datas, horário e locais serão divulgados futuramente no endereço www.diase.ufu.br.

Clique aqui e veja a programação da Recepção aos Ingressantes com os respectivos locais e horários.

Além das boas-vindas da Reitoria no dia 24, o Campus Monte Carmelo terá uma programação interna na terça e na quarta-feira, 23 e 25/03, pela manhã. Clique aqui e veja a as atividades. Clique aqui e veja a programação organizada pelo PET de Agronomia para o dia 23/03.