FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

29/04/2015 - 16:57 - Atualizado em 02/05/2015 - 11:31
Avaliação educacional é tema de seminários na UFU
II Seminário Internacional de Avaliação e o do I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Uberlândia terminam nesta quinta-feira, 30/04
Marco Cavalcanti

Os seminários têm como tema “Avaliação Educacional e Produção da Qualidade: para além dos resultados quantitativos” (Foto: Marco Cavalcanti)

Nesta quarta e quinta-feira (29 e 30/04) prosseguem na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) as discussões do II Seminário Internacional de Avaliação e o do I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Uberlândia. Os eventos tiveram início no dia 28/4 no anfiteatro do bloco 3Q, no Campus Santa Mônica.

As palestras, mesas-redondas e apresentação de pesquisas e relatos de experiências vão dar subsídios teóricos e práticos para problematizar a avaliação educacional em suas múltiplas dimensões e modalidades. “Quando se fala em qualidade social da educação é preciso compreender que a avaliação tem que ser processual. Ela tem que fazer parte do processo de ensino e de aprendizagem. Este evento está inserido no contexto de busca da qualidade social da educação”, observa Gercina Novais, secretária municipal de educação de Uberlândia.

Nos seminários — que têm como tema “Avaliação Educacional e Produção da Qualidade: para além dos resultados quantitativos” —, estão sendo debatidas desde as políticas públicas de educação à organização do trabalho pedagógico no contexto escolar. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Domingos Fernandes, do Instituto de Educação (Universidade de Lisboa).

“A avaliação cumpre um papel de ver como a escola está funcionando: ‘Como ela está organizada do ponto de vista das condições? Como tem sido o trabalho dos professores na sala de aula? Como tem sido o trabalho da gestão? Como tem sido a participação das famílias na escola?’ E a própria participação, também, do governo, do município. ‘Como todo mundo se corresponsabiliza para produzir essa qualidade?’”, explica a docente Olenir Maria Mendes, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepae), da Faculdade de Educação (Faced) da UFU.

Durante a abertura, no dia 28/04, a pró-reitora de Graduação da UFU, Marisa Lomônaco, comentou a parceria que resultou nos seminários: “Neste evento nós associamos os estudos desse grupo [Gepae], as conquistas desse grupo, com as alterações e as modificações das políticas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME). É um momento de extrema importância para nós porque consolida a relação da universidade com as políticas públicas do município — e todos eles envolvidos no desenvolvimento da educação básica, no que se refere a esse tema tão complexo que é a avaliação”.

O evento é promovido a partir da parceria do Gepae com a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, Prograd (por meio da Diretoria de Ensino),  Faced, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU), Escola de Educação Básica (Eseba/UFU), além do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Veja a programação.