01/04/2015 - 20:24 - Atualizado em 10/04/2015 - 14:10
UFU assina acordo com universidade cubana
Cooperação será na área de informática
Marco Cavalcanti

Beatriz Fernández, Raquel Rade e Elmiro Resende. (Foto: Marco Cavalcanti)

A UFU e a Universidad de las Ciencias Informáticas (UCI), de Cuba, assinaram, na tarde desta quarta-feira, 1º de abril, um acordo geral de cooperação. O convênio prevê intercâmbio de discentes e docentes da pós-graduação e da graduação em diversas áreas relacionadas à informática.

Nesta vinda a Uberlândia, a diretora de Relações Internacionais da universidade cubana, Beatriz Fernández, iniciou os contatos com as coordenações de diversas áreas, como as engenharias (Mecânica, Mecatrônica e Elétrica), Informática, Gestão da Informação e Educação. Também estão previstas pesquisas envolvendo Sistemas de Informação, Gestão da Informação, Controle e Automação, Engenharia de Robótica, Bioinformática e Bioengenharia.

A partir deste semestre, docentes da pós-graduação da UFU vão até a capital Havana para começar os trabalhos previstos no acordo. “Inicialmente vão professores para identificar as linhas de pesquisa para depois começarem a expandir para a graduação. Começa pela pós”, explica Raquel Santini Rade, diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU. A previsão é de que o intercâmbio com a graduação comece no segundo semestre letivo de 2015.

O acordo foi assinado na Reitoria pelo reitor Elmiro Resende e pela diretora de Relações Internacionais da UCI.