FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

Submissão de trabalhos deve ser feita até o dia 13 de maio
Diélen Borges
Giovana Santos e Leidi Campos

Quem deseja submeter trabalhos acadêmicos ao XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste (Intercom Sudeste 2015), que ocorre de 19 a 21 de junho na Universidade Federal de Uberlândia, precisa correr, pois a data final é no dia 13 maio. Os interessados em submeter trabalhos também têm data limite para pagamento do boleto da taxa de inscrição: até 8 de maio de 2015.

Para quem quer apenas acompanhar as palestras e demais atividades do congresso, o tempo é um pouco maior: as inscrições sem apresentação de trabalhos podem ser feitas até o dia 1º de junho.

Os períodos de inscrição influenciam diretamente o preço da taxa de inscrição. Haverá três aumentos: o preço inicial da taxa de inscrição se manterá até o dia 6 de maio; a partir do dia 7, as taxas terão um aumento; e no dia 25 de maio, as taxas sofrerão o terceiro aumento. O aumento acontecerá em todas as categorias.

Há três categorias no congresso que aceitam trabalhos acadêmicos para serem apresentados: Divisões Temáticas (DTs), Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação) e Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação). Mais informações sobre as categorias e os modelos de formatação dos trabalhos para cada uma delas podem ser encontradas no site do Intercom.

As inscrições para o Intercom serão feitas somente online (clique aqui). Atenção: não serão realizadas inscrições no local do evento. Os certificados de participação e apresentação de trabalhos também serão disponibilizados de forma online. Após o evento e a comprovação da presença do participante, o certificado será liberado na área reservada do inscrito para impressão.

A Intercom

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) foi fundada em dezembro de 1977. O objetivo da organização é estimular pesquisas científicas entre estudantes, recém-formados, doutores e mestres em Comunicação, e reconhecer a produção acadêmica por meio de premiações. A disseminação de pesquisas e projetos é outra preocupação da Intercom, a fim de que eles atinjam as várias áreas do conhecimento.

A Intercom conta com três categoria de recepção de trabalhos acadêmicos: Divisão Temáticas (DTs), Intercom Júnior (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação) e Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação).

As DTs  consistem no agrupamento de diversos temas por grandes áreas de conhecimento referentes aos campos da comunicação. Desse modo, os trabalhos ou comunicações científicas (de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais) que apresentam pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovador podem ser inscritos em uma das oito subáreas.

O Intercom Júnior é o espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos elaborados nos cursos de graduação. Tais trabalhos podem ser projetos de iniciação científica (Pibic), laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais, que tenham orientação de um professor da respectiva instituição.

A Expocom é destinada à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social. Os trabalhos são selecionados pela criatividade, originalidade, inovação tecnológica e qualidade técnica. Para conhecer as categorias e modalidades do prêmio, consulte o regulamento.

Intercom Sudeste 2015

Neste ano, o Intercom Sudeste acontecerá, pela primeira vez, em Uberlândia. A realização do evento na cidade deu-se a partir de uma iniciativa conjunta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Universidade de Uberaba (Uniube), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Centro Universitário do Triângulo (Unitri) e Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc).

O tema central abordado na Intercom será “Comunicação e cidade Espetáculo”. O intuito do evento é discutir a influência da tecnologia no entendimento das pessoas sobre cultura, lazer e o outro. Esta temática também abordará a forma que os diálogos são construídos atualmente.

A conferência de abertura contará com a presença do professor Muniz Sodré (UFRJ). Atualmente, ele ministra os cursos de Texto Jornalístico, Jornalismo Político, Projetos Experimentais e, ainda, Teoria da Comunicação e da Cultura na pós-graduação.

A programação do Intercom Sudeste 2015 pode ser conferida no site oficial. O evento terá palestras, oficinas, minicursos e momentos culturais. As atividades da Intercom acontecerão nos espaços da UFU e da Unitri (Centro Universitário do Triângulo).

Mais informações pelos telefones (34) 3239-4163 e 3291-6393.