FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

13/08/2015 - 10:49 - Atualizado em 14/08/2015 - 10:25
UFU disponibiliza apoio social, psicológico e pedagógico a estudantes
Objetivo é garantir permanência até conclusão dos estudos
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

Moradia Estudantil da UFU. Foto: Milton Santos.

O acesso ao ensino superior é uma grande conquista para os estudantes, no entanto, é necessário criar condições para a integração, a permanência e a conclusão dos estudos. Nesse contexto, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) propicia apoio e assistência aos discentes em três frentes: atendimento social, psicológico e pedagógico.

No Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes de baixa condição socioeconômica, a UFU desenvolve os seguintes projetos: Bolsa Alimentação; Bolsa Transporte (Urbano e Intermunicipal); Bolsa Moradia; Moradia Estudantil; Empréstimo do Instrumental Odontológico; Bolsa para cursos de língua estrangeira e Bolsa Material Didático.

“A prioridade é para os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica”, explica a psicóloga Michele Falco, coordenadora da Divisão de Assistência ao Estudante (Diase). Para ter acesso aos projetos de apoio e assistência, os estudantes devem acompanhar a divulgação dos respectivos editais e apresentar a documentação solicitada.

O atendimento psicológico é disponibilizado aos estudantes com dificuldades emocionais que refletem na vida acadêmica e em processos relacionados à ambientação, evasão e jubilamento. A universidade oferece também orientação às pessoas vinculadas ao discente atendido, seja no meio acadêmico ou familiar, visando aprimorar o entendimento do ambiente psicossocial em que está inserido.

No campo pedagógico, a universidade acompanha o desempenho dos estudantes bolsistas e intervém em situações de reprovação em disciplinas ou trancamento parcial, com o objetivo de diminuir os índices de evasão.

Para mais informações, clique aqui e leia a Cartilha de Assistência Estudantil ou acesse a página eletrônica da Diase (www.diase.ufu.br).

Conheça os programas de assistência oferecidos pela UFU:

Projeto de Bolsa Alimentação: visa atender às necessidades básicas de alimentação por meio do Restaurante Universitário (refeições gratuitas para bolsistas ou ao custo de R$ 3,00 para demais usuários).

Projeto de Empréstimo do Instrumental Odontológico: oferece instrumental, em caráter de empréstimo (32 vagas), aos estudantes do curso de Odontologia, a partir do segundo período, contribuindo para a realização da prática acadêmica.

Projeto de Bolsa Moradia: oferece uma bolsa no valor de R$300,00, em atendimento às necessidades de moradia, a estudantes de baixa condição socioeconômica, cuja família resida fora de Uberlândia, Ituiutaba, Patos de Minas e Monte Carmelo.

Projeto de Redução nas Taxas de Expediente/UFU: para estudantes de baixa condição socioeconômica dos diversos cursos da UFU, de acordo com a resolução 03/97 do Conselho Diretor.

Projeto de Bolsas na Central de Línguas (Celin): para estudantes de baixa condição socioeconômica da comunidade interna e externa, regularmente matriculados, que solicitem redução no pagamento das mensalidades, a fim de viabilizar a permanência e a conclusão nos cursos oferecidos pela Celin.

Projeto de Curso de Línguas Estrangeiras: oferece a estudantes de baixa condição socioeconônica do Campus do Pontal, em Ituiutaba, o acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira, como forma de crescimento e aprimoramento acadêmico, desenvolvendo-lhes habilidade oral e escrita, capacidade de interpretação de textos escritos e língua estrangeira e capacidade de compreensão de outra língua falada ou escrita.

Projeto de Aquisição de Material Didático e Livros: busca facilitar a aquisição de material didático e redução no valor da compra do livro na Edufu, voltado aos estudantes da baixa condição socioeconômica, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico.

Projeto de Inclusão Digital: visa propiciar a inclusão digital aos estudantes de baixa condição socioeconômica dos diversos cursos de graduação da UFU, prioritariamente,  nos campi fora de sede (em Ituiutaba,  Monte Carmelo e Patos de Minas), visando à aquisição de equipamentos  para estruturar laboratórios de informática.

Projeto de Bolsa Transporte: visa oferecer transporte coletivo ao estudante de baixa condição socioeconômica, facilitando seu acesso à UFU e às atividades acadêmicas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico. As modalidades são: transporte urbano (passe escolar) e transporte interurbano com  bolsas em espécie (R$90,00 a R$150,00).

Projeto de Orientação Social: busca prestar orientações a todos os estudantes da UFU e seus familiares nos aspectos biopsicossocial e cultural, discutindo as possibilidades de ampliar as perspectivas de vida e as possíveis soluções das situações problema, que interferem na vida acadêmica, fazendo os devidos encaminhamentos para a comunidade interna e/ou externa. Em média são atendidos 1.800 estudantes e familiares por ano.

Projeto de Ações Educativas e Preventivas: visa desenvolver ações educativas e preventivas, de acordo com as necessidades e interesses da comunidade estudantil, com temáticas sobre sexualidade, dependência química, ética profissional, dentre outras.