13/08/2015 - 10:53 - Atualizado em 14/08/2015 - 10:23
UFU oferece serviço gratuito de transporte intercampi
Ônibus circulam de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

Transporte Intercampi. Foto: Milton Santos.

A comunidade universitária conta com linhas de ônibus que fazem a ligação, gratuitamente, entre os campi Santa Mônica, Educação Física e Umuarama desde 21 de outubro de 2013. O acompanhamento do serviço é feita por uma comissão que conta com membros representantes da Prefeitura Universitária, da Diretoria de Assuntos Estudantis (Dires) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Além dos estudantes que têm aulas em campi diferentes, o transporte também atende técnicos administrativos que precisam executar trabalhos em mais de um campus ou que precisam se deslocar para a Prefeitura Universitária, Reitoria ou alguma outra unidade administrativa para realizar suas funções. Professores que ministram aulas em locais diferentes, alunos que queiram praticar alguma modalidade esportiva no campus Educação Física, estudantes que precisam ter acesso a Bibliotecas, atendimento psicológico e de assistência social, que fazem projeto de iniciação científica, de extensão ou estágio em um campus diferente de onde têm aulas também são beneficiados com o serviço.

O transporte intercampi é realizado de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Não há ônibus em circulação à noite e nem nos fins de semana. Para utilizar o transporte basta apresentar a Identidade Acadêmica ao motorista. Os veículos possuem plataforma para pessoas com deficiência.

Os ônibus Intercampi de Uberlândia fazem o trajeto dez vezes por dia, saindo do campus Santa Mônica e do campus Umuarama, passando pelo Campus Educação Física, nos seguintes horários: 06h40, 07h20, 10h55, 12h, 12h30, 13h20, 15h30, 16h30, 17h50 e 18h45.

O campus Pontal também oferece o serviço, ligando a Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip) aos campi de Uberlândia. De segunda a quarta-feira, o ônibus sai de Ituiutaba às 6h. Nos demais dias, o transporte é realizado às 11h. O retorno para Ituiutaba é feito todos os dias, às 18h, exceto na quarta, quando o retorno acontece às 12h.

O campus Monte Carmelo realiza o transporte intercampi desde o dia 5 de janeiro de 2015. O trajeto liga o campus Monte Carmelo (campus novo) ao prédio do Sesi.