FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

23/02/2016 - 09:15 - Atualizado em 11/03/2016 - 09:20
UFU oferece projetos e programas de assistência estudantil
As ações são desenvolvidas nas áreas social, psicológica e pedagógica
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

A Bolsa Alimentação proporciona refeições gratuitas no Restaurante Universitário Foto: Milton Santos

Com o objetivo de proporcionar o acesso, a permanência e a conclusão de curso no ensino superior público, a Política de Assistência Estudantil presente na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) auxilia os estudantes nas áreas social, psicológica e pedagógica, por meio de bolsas e projetos.

O Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes é uma das frentes de trabalho, desenvolvido a partir da promoção de projetos, com foco nos estudantes com baixa condição socioeconômica. Com editais lançados semestralmente, o Programa é responsável por projetos como Bolsa Alimentação, Empréstimo do Instrumental Odontológico, Bolsa Moradia, Bolsa Central de Línguas (CELIN), Bolsa Transporte e Aquisição de Material didático e livros, além da Bolsa Creche que passa a ser concedida neste ano.

A assistência psicológica é desenvolvida pelo Programa de Atendimento ao Estudante promovido pelo Setor de Atendimento Psicológico (SEAPS). As orientações buscam contribuir com o desempenho acadêmico e a qualidade de vida do discente, incluindo seus familiares e membros de seu curso.

Na frente pedagógica, a UFU possui ações que visam a identificação do estudante enquanto universitário. Com o objetivo de reduzir os índices de reprovação, jubilação e evasão, as orientações pedagógicas ajudam a sanar possíveis dificuldades relacionadas ao processo de estudar, aprender e pesquisar.

O estudante pode procurar pelos atendimentos psicológico e pedagógico no bloco 3E do Campus Santa Mônica, de segunda a sexta-feira das 07:30 às 11:30h e das 13h às 17h. No Campus Pontal, as orientações ocorrem, na sala 10 do bloco C. Em Patos de Minas, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (34) 3823-1917, já no campus Monte Carmelo, o contato é por meio do telefone (34) 3810-1016.

Quanto aos projetos sociais, os discentes devem ficar atentos à divulgação de editais e apresentar a documentação.

Para mais informações, leia a Cartilha de Assistência Estudantil ou acesse a página da Divisão de Assistência ao Estudante (DIASE), onde podem ser encontrados os editais de bolsas.