08/03/2016 - 09:50 - Atualizado em 08/03/2016 - 14:43
EDUFU destaca publicações que retratam mulheres
Os quatro livros podem ser encontrados no site da editora
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

Neste Dia Internacional da Mulher, a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (EDUFU) destaca quatro publicações protagonizadas por mulheres que fizeram história.

“Dona Beja: Desvendando o mito” traz a história de Anna Jacinta de São José. Mulher no século XIX, a mineira desbravava esferas de poder, então reservadas aos homens. Outra publicação que narra a história de uma mulher mineira é “Joaquina do Pompéu: tramas de memórias e histórias nos sertões do São Francisco”. Senhora do Alto São Francisco, Joaquina deixou sua marca na história de Minas Gerais, a partir de suas riquezas e influência política.

Em “Ser e fazer-se professora no Piauí no Século XX: a história de vida de Nevinha Santos”, o magistério é abordado á partir das lembranças da professora Nevinha dos Santos. Por fim, “História de Pierina, a: subjetividade, crime e loucura” traz a dor e a violência da história de Pierina, uma gaúcha processada e internada em um hospício por ter afogado a filha.

As quatro publicações podem ser encontradas na página da EDUFU.