13/05/2016 - 14:58 - Atualizado em 18/05/2016 - 12:39
UFU continua com discussões sobre possível adesão total ao SiSU/Enem
Próxima reunião do Congrad será no dia 17 de junho
Marco Cavalcanti

Marco Cavalcanti)

O Congrad é formado por coordenadores dos cursos de graduação, técnicos administrativos e alunos (foto: Marco Cavalcanti)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu prosseguimento às discussões sobre a possível adesão total ao Sistema de Seleção Unificada / Exame Nacional do Ensino Médio (SiSU/Enem) a partir de 2017. Atualmente a instituição adota uma forma mista. O ingresso no primeiro semestre é via SiSU/Enem e, no segundo, a seleção é feita por um processo seletivo (vestibular). O tema foi uma das pautas da reunião do Conselho de Graduação da UFU realizada na tarde desta sexta-feira (13/5).

As discussões sobre a adesão da UFU ao SiSU foram iniciadas em 2010, quando, em caráter experimental, o sistema de seleção foi utilizado para completar o preenchimento das vagas não ocupadas. Em 2012, a UFU decidiu utilizar o SiSU para o preenchimento de todas as vagas ofertadas no primeiro semestre, mas manteve o vestibular para as do segundo semestre letivo.

O Conselho de Graduação da universidade discute os possíveis impactos não só financeiros, mas também acadêmicos, que uma mudança no sistema de ingresso pode acarretar. "A intenção é aprofundar o máximo possível as questões envolvidas nesta discussão. Essa temática é polêmica. Ela envolve preenchimento de vagas, orçamento, a questão política, a relação da universidade com o Ensino Médio. Nós precisamos ter clareza, então optamos por deixar mais um tempo nesse debate para que os conselheiros pudessem se sentir mais seguros para uma decisão", declarou a pró-reitora de Graduação da UFU, Marisa Lômonaco.

O Congrad se reune mensalmente e é formado pelos coordenadores dos cursos de graduação, representantes dos alunos e dos técnicos administrativos da universidade. A próxima reunião do conselho será realizada no dia 17 de junho.