FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

02/06/2016 - 11:34 - Atualizado em 07/06/2016 - 14:19
Estudantes da UFU recebem diploma de dupla graduação
Alunos participaram do Programa de Licenciaturas Internacionais
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

Giovana Oliveira (estagiária em graduação)

Seis estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebem, neste ano, o diploma de dupla graduação. Os alunos dos cursos de Química, Ciências Biológicas, Matemática e Física participaram das primeiras edições do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) de Portugal, e obtêm a dupla diplomação em seus cursos de licenciatura na UFU e na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PLI tem como objetivo ampliar as ações de formação de professores, elevando a qualidade da graduação. A professora Cirlei Evangelista Silva, supervisora da Divisão de Licenciatura da Diretoria de Ensino (DLICE/PROGRAD/UFU), explica que “o PLI é um programa que visa a diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação para professores para a educação básica[..].”

José Carlos da Silva Filho, cursou Física na UFU e relata a importância de ter participado da 2ª edição do Programa na sua formação profissional. “O PLI foi fundamental na minha vida, por promover um crescimento pessoal, acadêmico e cultural, isso faz com que possamos abrir a mente e entender que podemos evoluir e conquistar novos horizontes. Na docência, o que falta é a motivação e o interesse dos alunos, experiências como esta são importantes para que nós, ex-alunos PLI, possamos fazer a diferença.”.

A UFU participa do Programa desde 2009 e já possui oito alunos com dupla diplomação e outros 12 que ainda estão integralizando seus créditos na UFU, para também concluírem sua graduação, dentro deste formato.