Giovana Oliveira (estagiária em graduação)
Seis estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebem, neste ano, o diploma de dupla graduação. Os alunos dos cursos de Química, Ciências Biológicas, Matemática e Física participaram das primeiras edições do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) de Portugal, e obtêm a dupla diplomação em seus cursos de licenciatura na UFU e na Universidade de Coimbra, em Portugal.
Fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PLI tem como objetivo ampliar as ações de formação de professores, elevando a qualidade da graduação. A professora Cirlei Evangelista Silva, supervisora da Divisão de Licenciatura da Diretoria de Ensino (DLICE/PROGRAD/UFU), explica que “o PLI é um programa que visa a diversificação curricular dos cursos de licenciatura brasileiros, tendo como prioridade o aperfeiçoamento e a valorização da formação para professores para a educação básica[..].”
José Carlos da Silva Filho, cursou Física na UFU e relata a importância de ter participado da 2ª edição do Programa na sua formação profissional. “O PLI foi fundamental na minha vida, por promover um crescimento pessoal, acadêmico e cultural, isso faz com que possamos abrir a mente e entender que podemos evoluir e conquistar novos horizontes. Na docência, o que falta é a motivação e o interesse dos alunos, experiências como esta são importantes para que nós, ex-alunos PLI, possamos fazer a diferença.”.
A UFU participa do Programa desde 2009 e já possui oito alunos com dupla diplomação e outros 12 que ainda estão integralizando seus créditos na UFU, para também concluírem sua graduação, dentro deste formato.