29/07/2016 - 10:52 - Atualizado em 01/08/2016 - 17:31
Autores da Edufu lançam livros durante Encontro Regional de História
Lançamento foi realizado em Uberaba, na UFTM
Gabriel Rodrigues (Estagiário de Graduação)

Foto: Arquivo da Edufu

Durante o XX Encontro Regional de História, organizado pela Associação Nacional de História - seção Minas Gerais (Anpuh/MG), que ocorreu de 25 a 28 de julho, dois autores da Editora da UFU (Edufu) lançaram seus livros. O evento aconteceu em Uberaba, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Professor Deivy Ferreira Carneiro no lançamento do livro. Foto: Arquivo Edufu

A coletânea “História, Violência e Criminalidade: reflexões temáticas e narrativas regionais”, organizada pelo professor Deivy Ferreira Carneiro, do Instituto de História (Inhis) da UFU, trata de um segmento geralmente pouco abordado academicamente: o crime. Os desviantes das normas estabelecidas, a prisão e a justiça são discutidos em relatos e críticas.

O outro livro lançado foi “O Diamante Líquido: história, memória e turismo na cidade balneária de Araxá”, da professora Glaura Teixeira Nogueira Lima, da UFTM, que aborda a "belle époque" dessa estação balneária. A obra retrata os espaços, o tempo e as relações sociais transformados pelo turismo.