10/08/2016 - 12:31 - Atualizado em 10/08/2016 - 12:39
Política de Saúde dos estudantes da UFU será construída coletivamente
Levantamento das principais necessidades de saúde dos acadêmicos ocorrerá em reuniões nos campi da universidade
Hermom Dourado

Calouros estão sendo recepcionados nesta semana. (Foto: Milton Santos)

Criada no primeiro semestre deste ano - mediante a Resolução 06/2016 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) - a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) tem entre as suas missões: "coordenar, elaborar, implementar, executar e avaliar programas e projetos que atendam a comunidade discente da UFU, em suas necessidades de saúde e seus reflexos na vida pessoal e acadêmica, por meio de ações preventivas e de promoção da saúde, que contribuam para o desenvolvimento das potencialidades do(a) estudante e da sua qualidade de vida; estabelecer normas e procedimentos norteadores das ações em saúde, ouvidas as demandas dos estudantes; e oferecer atendimento multiprofissional e interdisciplinar em saúde, no que se refere a promoção e prevenção, articulando ações com a rede de Saúde Federal, Estadual e Municipal".

Com base nesta proposta, a Proae está propondo que a construção da Política de Saúde dos Estudantes da UFU ocorra de forma coletiva. "Isso será feito a partir do levantamento de necessidades de saúde dos acadêmicos que servirá de base para a redação final deste documento, que posteriomente enviaremos para apreciação dos Conselhos Superiores da Universidade", esclarece o professor Leonardo Barbosa e Silva, titular da pró-reitoria.

Vincula à Proae, a Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve) é constituída por três divisões: Divisão de Saúde (Disau), Divisão de Restaurantes Universitários (Divru) e Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu). É a Disau que está organizando uma série de reuniões nos campi da UFU para a checagem das principais demandas de saúde da comunidade discente. "Estamos convidando para estes encontros os diretores e diretoras das Unidades Acadêmicas, coordenadores e coordenadoras de cursos de graduação, docentes, técnicos administrativos, diretórios e centros acadêmicos, grupos PET, Atléticas e coletivos estudantis em geral", frisa Silva.

Confira, a seguir, o cronograma das reuniões:

• 16/08, das 10 às 12 horas - Campus Umuarama (sala de reuniões da Faculdade de Medicina - Bloco 2U, sala 29);
  • 23/08, das 10 às 12 horas - Campus Educação Física (sala 257);
  • 23/08, das 17 às 19 horas - Campus Santa Mônica (sala de reuniões do Instituto de Geografia - Bloco 1H, sala 14);
  • 30/08, das 9 às 11 horas - Campus Monte Carmelo (sala de reuniões - Bloco 1A, piso térreo, sala 104);
  • 30/08, das 14h30 às 16h30 - Campus Patos de Minas (local a definir).