Adailton Borges de Oliveira é coordenador da Comissão Permanente de Sindicância e Inquérito Administrativo (Copsia), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua experiência, de aproximadamente 12 anos, em lidar com conflitos que chegam até à comissão, embasou a produção do livro "O gestor universitário público: conduta, tomada de decisões e mediação de conflitos".
A obra é voltada, principalmente, a gestores que atuam em universidades públicas brasileiras. De acordo com Adailton, a necessidade de mediar conflitos costuma ser um desafio a esses profissionais. "A minha inquietação se voltou no sentido de aferir as dificuldades enfrentadas pelo gestor das universidades públicas, em específico diretores e coordenadores, para dirimir conflitos de origens interpessoal, no seio da unidade [em que atua]".
O livro foi elaborado a partir da observação de Adailton de que o número de demandas que chegavam à Copsia vinha crescendo. O órgão apura irregularidades cometidas pelos servidores públicos da UFU, tanto no exercício das atribuições do cargo ou a pretexto de exercê-las. São encaminhadas à comissão as questões não resolvidas em suas próprias unidades. Assim, o aumento de demanda significa que há mais conflitos não resolvidos pelos gestores. Essa constatação incentivou o servidor a escrever o livro tratando dessa temática.
Além da experiência como coordenador da Copsia, Adailton de Oliveira é graduado em Direito pela UFU, tendo se especializado em Direito de Empresa e pós-graduado em Educação. O E-book pode ser adquirido gratuitamente, no site da editora responsável pela publicação.