FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

28/11/2016 - 12:05 - Atualizado em 01/12/2016 - 17:14
Consun suspende calendário acadêmico da UFU
Decisão atende solicitação do movimento grevista; conselhos se reúnem extraordinariamente esta semana para novas deliberações sobre o tema
Hermom Dourado

Consun realiza reunião extraordinária na próxima sexta-feira, 02/12. (Foto: Milton Santos)

Um dos temas apreciados pela reunião do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU) realizada na tarde da última sexta-feira, 25/11, a suspensão do calendário acadêmico da Instituição foi aprovada em uma votação bastante apertada - com 42 votos favoráveis, 39 contrários e 3 abstenções. A medida atende a uma solicitação formalizada por representates dos três segmentos que compõem o Comando de Greve - docentes, discentes e técnicos administrativos - e é inédita na universidade. Por conta desta situação, a Administração Superior reuniu-se na manhã desta segunda-feira, dia 28, para debater formas de cumprir a resolução do Consun sem prejuízos à comunidade acadêmica.

"A decisão do Conselho Universitário é soberana e deve ser cumprida em todas as unidades da UFU, mas estamos em uma conjuntura muito complexa e precisamos encontrar alternativas para que todos tenham os seus direitos respeitados e não sejam prejudicados. Da parte do Conselho de Graduação (Congrad), faremos uma reunião extraordinária na tarde desta terça-feira para deliberarmos sobre nossas próximas medidas", informa a professora Marisa Lomônaco, titular da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pó-Graduação, professor Marcelo Beletti, explica que o caso dos pós-graduandos possui peculiaridades que implicam na continuidade de algumas atividades, mesmo com a decisão pela suspensão do calendário acadêmico. "Existem algumas especificidades que precisam ser consideradas, pois nem todas as atividades dos mestrandos e doutorandos estão condicionadas a esse calendário. É o que ocorre, por exemplo, com projetos de pesquisa que não podem ser interrompidos, defesas de teses e qualificações. Para tratar desta e de outras questões, o Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (Conpep) também se reunirá de forma extraordinária nesta semana, na manhã de quarta-feira", revela Beletti. Ainda de acordo com os pró-reitores, no encontro desta manhã ficou definido que o Conselho Universitário realizará uma reunião extraordinária na próxima sexta-feira, 02/12, para novas deliberações sobre o calendário acadêmico.

Nota oficial

No início da tarde desta segunda-feira, 28/11, o Gabinete do Reitor emitiu um pronunciamento oficial. Confira a íntegra do texto:

O Conselho Universitário (CONSUN), em 25 de novembro de 2016, deliberou pela suspensão dos calendários da graduação e da pós-graduação, referentes ao semestre letivo em curso (2016-2), aprovados pela Resolução CONGRAD 25/2015 e Resolução CONPEP 16/2015, a partir do dia 28 de novembro, até o final da greve deflagrada no âmbito da Universidade. A Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia esclarece que tal decisão, tomada em Conselho Superior, vale para todos os campi da UFU. Ainda, considerando que a mencionada reunião perdeu o quórum antes das deliberações sobre os desdobramentos e análises de situações peculiares, informa que quaisquer especificidades de áreas e/ou situações serão objetos de análise pelos Conselhos de Graduação e de Pesquisa e Pós-graduação, em reuniões a serem convocadas extraordinariamente e em caráter de urgência, ainda nesta semana. Por fim, solicita aos diretores de unidades acadêmicas e/ou coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação que, havendo necessidade, encaminhem previamente as solicitações de análise das especificidades ao Presidente dos respectivos Conselhos.