Momento em que a Placa Inaugural é descerrada. Foto: Milton Santos
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) inaugurou nesta terça-feira, 06/12, o primeiro conjunto de obras que compõe o Campus Glória. Os investimentos estão orçados em aproximadamente R$ 50 milhões. As obras tiveram início em 2011, sendo concluídas no ano passado. Foram entregues três prédios: blocos 1B, 1C e 1D. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o reitor da UFU, Prof. Elmiro Santos Resende, o vice-reitor, Prof. Eduardo Nunes Guimarães, além de representantes da Administração Superior, Prefeitura Universitária e coordenadores das unidades acadêmicas instaladas no campus.
Na avaliação do reitor, o Campus Glória representa uma conquista fundamental para o futuro da UFU. "Do ponto de vista do crescimento, da inovação, o futuro da universidade em Uberlândia está aqui. Estamos trazendo, progressivamente, os cursos para este espaço e certamente o Campus Glória será muito importante para a instituição. É um marco histórico muito significativo", destaca Resende.
Os três blocos inaugurados contemplam salas de professores, salas de aula, estrutura da biblioteca, estrutura administrativa e laboratórios. Também foram entregues construções básicas como subestação de energia, tratamento de esgoto, estacionamento e o acesso pavimentado para o campus, totalizando 10 mil m² de área construída. Atualmente o campus abriga quatro cursos de graduação: Engenharia Ambiental, Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária.
O diretor de Infraestrutura da UFU, Prof. Antonio Carlos dos Santos, afirma que uma importante etapa foi concluída. "Nós entregamos hoje três prédios e a infraestrutura necessária para que eles sejam utilizados. É um complexo universitário em condições de bom funcionamento. O desafio que se coloca agora é a consolidação do Campus Glória, um processo que levará alguns anos para acontecer", encerra Santos.
Confira aqui uma galeria com imagens da solenidade de inauguração no Campus Glória
Sobre o campus:
A implantação do Campus Glória é um sonho perseguido pela UFU desde os anos 1970. A área, que já foi utilizada como manancial de águas da cidade e depois como fazenda experimental, passará nos próximos anos a ser o principal espaço acadêmico da instituição.
O campus está localizado na parte sudeste do município de Uberlândia, às margens da BR-050, no Km 78. São mais de 290 hectares, cerca de 2,94 milhões de m2 de extensão. Isso corresponde a 11 vezes o tamanho do Campus Santa Mônica.