FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

17/01/2017 - 11:44 - Atualizado em 17/01/2017 - 11:48
Professor da UFU publica livro sobre preparação e criação do ator
Obra pode ser adquirida online
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)
Marcela Pissolato (Estagiária de Graduação)

O professor Eduardo De Paula, do curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), acaba de publicar seu livro "O Ator no Olho do Furacão: Metáforas Norteadoras Para o Trabalho Criativo do Ator" pela Editora Perspectiva.  A obra aborda os processos de preparação e criação do ator.

De Paula é doutor em Artes Cênicas (Pedagogia do Teatro/Formação do Artista Teatral) pela Universidade de São Paulo. Foi professor do Teatro Escola Macunaíma de 1998 a 2012. Desde 2013 é professor efetivo do Instituto de Artes (Iarte) da UFU, onde desenvolve pesquisas sobre atuação, treinamento, jogo, presença e corporalidade, vinculando-as a processos experimentais de preparação e criação cênicas.

A obra

"O Ator no Olho do Furacão: Metáforas Norteadoras Para o Trabalho Criativo do Ator”, de Eduardo De Paula, apresenta possíveis caminhos de preparação e criação do ator ao estudar alguns princípios norteadores. Aliando-se a meteorologia, o professor-encenador une práticas psicofísicas e improvisacionais para compreender a imaginação como parte crucial do processo criativo, relacionando-a à memória e à criação coletiva como prática pedagógica.

Procurando confrontar, através de parábolas e metáforas, conceitos primordiais para o trabalho cênico, Eduardo de Paula aborda o trabalho do ator e as fenomenologias do elemento ar como referentes aos campos das artes e da ciência, voltando-se a nomes como Stanislavski, Grotowski e Barba. Através desta combinação, abre-se a fenda que possibilita a verificação e codificação de técnicas teatrais. Sendo o exercício de retrocesso e negociação com o familiar peça significativa na formação do ator, o livro estuda o exercício de reconhecimento e confrontação com o conhecido e o desconhecido para, por fim, ressignificar memórias

O livro pode ser adquirido no site da editora.