FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

10/01/2017 - 11:06 - Atualizado em 17/01/2017 - 10:55
UFU sedia sexta edição de evento internacional sobre bacias hidrográficas
VI Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável acontece em julho; prazo para submissão de trabalhos vai até o fim deste mês
Victor Fernandes (Estagiário de Graduação)
Victor Fernandes (Estagiário de Graduação)

A Universidade Federal de Uberlândia realizará, de 11 a 15 de julho, a sexta edição do Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas (PDSBH). É a primeira vez que a UFU sedia o evento, que já foi feito em Fortaleza (CE), Presidente Prudente (SP) e Belém (PA).

O workshop acontece a cada dois anos e tem alcance internacional, reunindo pesquisadores, técnicos, gestores e estudantes brasileiros e estrangeiros. Nesta edição, conta com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e outras entidades ligadas à pesquisa e gestão de recursos hídricos.

Os cinco dias de programação contêm minicursos, mesas-redondas, palestras e debates sobre bacias hidrográficas e os eixos temáticos do evento. O objetivo é consolidar um espaço de interlocução e troca de experiências entre os participantes, com foco em inovações tecnológicas, mudanças de conduta e aprimoramento da sustentabilidade.

De acordo com o professor Cláudio di Mauro, do Instituto de Geografia e coordenador do evento pela UFU, a realização do workshop na região de Uberlândia é estratégica. “São duas bacias hidrográficas no Triângulo Mineiro: a do Rio Paranaíba, com uma importância até mesmo internacional, e a Bacia do Rio Araguari. Existe um modelo de gestão que precisa ser aprimorado e a ciência tem uma contribuição muito importante para dar, inclusive tecnicamente”, afirma di Mauro.

As inscrições podem ser feitas até a data do evento, mas o prazo para a submissão de trabalhos se encerra no dia 31 de janeiro. Trinta trabalhos serão selecionados para publicação em número especial da Revista Caminhos da Geografia, com classificação Qualis B1.

Para mais informações, acesse o site do evento ou entre em contato pelo e-mail sextobaciashidrográficas@gmail.com .