FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

17/01/2017 - 09:47 - Atualizado em 20/01/2017 - 16:18
Últimos dias para faltantes no Enade 2016 regularizarem sua situação
Alunos convocados que não fizeram exame precisam apresentar solicitação formal de dispensa; coordenadores de cursos têm até dia 31 para registrarem pedidos
Hermom Dourado

Índice de comparecimento ao exame foi superior a 90%. (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

No dia 20 de dezembro de 2016, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou em todo o país as provas de mais uma edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), dos 216.044 inscritos, 20.150 - o equivalente a 9,33% do total - não compareceram. Quem estava habilitado para fazer o exame neste ano, mas faltou, deve pedir à sua instituição de ensino superior a dispensa da prova com a justificativa desta ausência.

O procedimento precisa ser realizado o quanto antes, via requerimento formal, aos coordenadores de curso, pois esses têm até 31 de janeiro para registrarem os pedidos no Sistema Enade - Ambiente IES, localizado no Portal do Inep. Em um segundo momento, de 8 a 22 de fevereiro, os alunos que tiveram solicitações indeferidas pelas suas instituições poderão pedir a dispensa diretamente ao Inep. Nesse caso, será preciso apresentar original ou cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação.

Conforme a portaria expedida pelo instituto, estão na lista de justificativas aceitas para o deferimento da dispensa no exame: acidentes; assalto; casamento; roubo ou furto do documento de identificação; atividade curricular ou afim; luto; acompanhamento de cônjuge; atestado médico; licença maternidade/paternidade, entre outros.

Cursos

O Enade 2016 foi aplicado para concluintes dos seguintes cursos de graduação: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Também foram avaliados os formandos de cursos superiores de tecnologia nas áreas de Agronegócio, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Hospitalar e Radiologia.

Os estudantes que realizaram a prova mas não preencheram o questionário disponível no Portal do Inep também estão em situação irregular. O prazo para esse procedimento vai até 22 de fevereiro.

*Com informações do Portal Brasil