FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

13/02/2017 - 10:18 - Atualizado em 14/02/2017 - 11:00
Alunos de Jornalismo fazem cobertura das atividades esportivas na universidade
Próximo de seu primeiro aniversário, projeto Arquibancada UFU consolida-se nas plataformas digitais
Hermom Dourado

Equipe do projeto (da esquerda para a direita e de baixo para cima): Lívia, João, Ana Luiza, Gabriela e Thiago. (Foto: Divulgação/Arquibancada UFU)

Iniciado no primeiro semestre letivo de 2016 por uma equipe formada pelos estudantes Gabriela Tostes, Lívia Ramos e Thiago Crepaldi e que depois também passou a contar com a participação de Ana Luiza Figueiredo e João Júnior – todos os cinco atualmente finalizando o quarto período de Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) –, o projeto de extensão Arquibancada UFU já contabiliza números que comprovam sua boa aceitação.

O projeto foi idealizado para fazer a divulgação, o acompanhamento e a cobertura jornalística dos eventos esportivos que movimentam a universidade e utiliza duas plataformas digitais para publicar os textos e fotos produzidos pelos alunos: uma fan-page no Facebook e um blog no Tumblr. “Nossa página já está com quase 2.400 curtidas e durante as Olimpíadas da UFU algumas postagens alcançavam até 30 mil visualizações, o que representa praticamente todos os alunos da instituição”, revela Gabriela.

As Olimpíadas, por sinal, se mostraram o grande desafio da equipe. Thiago comenta que a demanda de trabalho foi tamanha durante os cerca de três meses de competições que foi preciso buscar o apoio de três estagiários. “A gente já tinha acompanhado uma Taça de Natação em abril e fomos a outros eventos menores, como campeonatos de ginástica e de cheerleaders, mas nada que se compare às Olimpíadas. O que ajudou bastante também foi a aceitação do pessoal das Atléticas, principalmente das maiores delas, que abraçaram a nossa iniciativa e sempre nos ajudaram muito com feedback rápido, dicas e informações importantes”, exemplifica, acrescentando que uma novidade que o projeto apresentou na cobertura daquele evento foi uma parceria com um aplicativo para celulares, o Oficioso, onde eram disponibilizados os materiais produzidos pelo Arquibancada UFU, com ênfase nas fotos.

Na opinião de Lívia, os grandes motivos do balanço positivo do primeiro ano do projeto são o amor e a dedicação do grupo a ele. “Arcamos com tudo do nosso bolso mesmo (locomoção, equipamentos, internet etc.) e ficamos envolvidos com o Arquibancada principalmente nos finais de semana, quando a maioria dos universitários aproveita pra descansar e se divertir. Provavelmente, devemos abrir vagas para novos alunos virem para o projeto agora em 2017 – até mesmo porque só temos mais dois anos de curso e não queremos que ele acabe depois que nos formarmos –, sendo que um dos principais critérios da seleção será exatamente essa questão do engajamento necessário”,  explica a aluna.

Outro ponto que os acadêmicos fazem questão de ressaltar é a preocupação com a independência do Arquibancada UFU. Segundo eles, apesar de ter como base o calendário esportivo da instituição, elaborado pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), a intenção é realizar uma cobertura ampla e voltada ao interesse geral da comunidade acadêmica. Em outras palavras, as matérias devem ser pautadas também pelo olhar crítico dos futuros jornalistas, mesmo que isso possa gerar críticas e comentários negativos.

Orientação

Professor orientador do projeto, Rafael Duarte Oliveira Venâncio se diz muito feliz com o reconhecimento da comunidade esportiva da UFU com essa iniciativa. “Essa é mais uma das ações do nosso curso de Jornalismo para formação em Jornalismo Esportivo no campo de ensino, pesquisa e extensão. É uma forma de vivência única”, sintetiza.

O orientador informa que, além do Arquibancada UFU, outro projeto de extensão foi executado no ano passado, o Tirinhas Olímpicas, e existe outro que foi iniciado em 2016 e prossegue até 2018, o Triângulo do Futebol. “Eu também coordeno esse projeto de pesquisa, que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e fará um webdocumentário sobre a história do futebol no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, diz.

Ainda de acordo com o professor, a partir do primeiro semestre letivo de 2017, o curso de Jornalismo da UFU passará a oferecer uma disciplina optativa de Jornalismo Esportivo, com aulas nas manhãs de terça-feira.

Veja, abaixo, alguns registros fotográficos do primeiro ano de atividades do Arquibancada UFU:

Torneio de natação foi a primeira cobertura do Arquibancada UFU (Fotos: Thiago Crepaldi)

Gabriela e Lívia gravam 'live' com o atleta Vinicius Lemes, participante da 6ª Taça de Natação

Ana Luiza Figueiredo entrevista a presidente da Atlética da Nutrição, Lydia Marinna

Lance do jogo de futsal entre Agronomia e Educa na última edição das Olimpíadas da UFU