FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

UFU participa de Fórum Nacional do Desporto Universitário
Evento promovido pela CBDU acontece em Maceió
Diélen Borges

Centro Esportivo do Campus Santa Mônica. "UFU tornou-se referência no esporte universitário", afirma diretor Claudio Barbosa. (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participa, de 30 de março a 1º de abril, do Fórum Nacional do Desporto Universitário e da Premiação dos Melhores do Ano, que acontece na cidade de Maceió, em Alagoas. A convite da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), a UFU é representada no fórum pelo diretor de Qualidade de Vida do Estudante, o técnico em desporto Claudio Gomes Barbosa.

Neste evento são realizadas palestras e mesas-redondas com temas que buscam aprimorar a condução do esporte universitário pelas instituições de ensino federações e estaduais. Após o fórum acontece uma confraternização de premiação de melhores do ano da CBDU.

Segundo Barbosa, atualmente, a UFU tem uma equipe especializada de técnicos administrativos e em desporto que conduzem e planejam os diversos projetos esportivos e de lazer para a comunidade acadêmica. Essa equipe compõe a Divisão de Esportes e Lazer Universitário (Diesu), ligada à Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante e à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae).

"Essas ações vão ao encontro do estabelecido pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes)", afirma Barbosa. O Pnaes oferece assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche e apoio pedagógico. As ações são executadas pela própria instituição de ensino, que deve acompanhar e avaliar o desenvolvimento do programa.

"Toda essa estrutura tem trazido excelentes resultados. A UFU tornou-se referência no esporte universitário a nível estadual e nacional em virtude de seu empenho e investimento no setor por meio de verbas do Pnaes", afirma o diretor.

TÓPICOS: