27/04/2017 - 17:08 - Atualizado em 27/04/2017 - 20:52
Atléticas da UFU se destacam em evento esportivo
Copa Inter Atléticas aconteceu em Uberaba e contou com oito representantes da universidade
Giovana Oliveira (Estagiária de Graduação)

Eventos de esporte universitário reúnem alunos da UFU. (Foto: Milton Santos)

Associação Atlética Acadêmica Agrárias, Artes, Direito, Engenharia, Engenharia Pontal, Exatas, Moca e Odonto: essas foram as representantes esportivas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Copa Inter Atléticas (CIA), que aconteceu no último fim de semana em Uberaba. Realizado desde 2015, o evento reúne atléticas de várias universidades em uma integração que envolve competições esportivas e desafio de baterias.

Na edição deste ano, a CIA recebeu mais de 30 atléticas para a disputa de medalhas em 13 modalidades. Ao final do evento, a soma dos pontos definiu os vencedores da primeira divisão e divisão de acesso.

A Atlética Engenharia conquistou o título pela terceira vez consecutiva (Foto: Arquivo pessoal)

Com 231 pontos, a Associação Atlética Acadêmica Engenharia (AAAE) da UFU levou o troféu da primeira divisão pela terceira vez consecutiva. O diretor de marketing da associação, Frederico Maradei, conta que o título da CIA é muito importante para a atlética, uma vez que o evento foi muito maior que no ano passado. “Abrindo a 'temporada esportiva da Atlética' de 2017 e competindo em todas as modalidades da CIA, o campeonato serviu para mostrar a força dos times da Engenharia, mesmo após um período de greve e reposição, com os treinos acontecendo somente três semanas antes do evento, além do fato de que o nível da competição aumentou significativamente”, afirma Maradei.

Participando pela primeira vez do evento, a Atlética do Direito já alcançou a primeira divisão (Foto: Arquivo pessoal)

Na divisão de acesso, a Associação Atlética Acadêmica do Direito da UFU (AAADU) levou o título com 91 pontos de vantagem para o segundo colocado. Com a classificação, a AAADU sobe para a primeira divisão, já em sua primeira participação no evento. De acordo com a presidente da atlética, Lorena Siqueira, a colocação é resultado de muito trabalho. “Nos planejamos para levar todos os times completos e conseguimos, nos inscrevemos em todas as modalidades, então foi um trabalho muito grande e ficamos muito felizes com o resultado. É muito gratificante e é imensurável a importância dessa conquista”, ressalta.

Além da AAADU, a Atlética das Artes da UFU também ficou no pódio da divisão de acesso, conquistando o terceiro lugar e a ascensão para a primeira divisão. Outras quatro atléticas da universidade participaram da CIA: Associação Atlética Acadêmica Científica, Humanas, XVII de Julho Facip e Enfermagem.

Esporte Universitário na UFU

A UFU também organiza eventos esportivos. No segundo semestre letivo, a Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu) promove as Olimpíadas Universitárias, que reúnem as atléticas da universidade. Além dos jogos em diversas modalidades, o evento conta com Desafio de Baterias e de Cheerleaders.Outras informações sobre o esporte na UFU estão disponíveis no site da Diesu.