09/05/2017 - 14:11 - Atualizado em 10/05/2017 - 17:31
Vestibular da UFU tem recorde de inscritos
Polícia Federal faz operação para garantir segurança do processo seletivo
Cristiano Alvarenga

Dennys Xavier (E) e Carlos D’Ângelo explicaram as medidas de segurança para o Vestibular 2017/2 (foto: Milton Santos)

O Vestibular 2017/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) será o mais concorrido dos últimos anos. São 26.869 candidatos inscritos para as 1.676 vagas para ingresso nos cursos de graduação.

O aumento do número de candidatos chega a 35% em relação à edição anterior. No Vestibular 2016/2 foram recebidas 20.147 inscrições. No comparativo com o processo seletivo realizado em 2013/2, o primeiro que considerou a modalidade de cotas com o formato atual, a diferença é de quase 65%.

vestibular ufu 2017

A mudança na estrutura do vestibular, com realização das provas em um único fim de semana, é um dos motivos apontados pela Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU) para o aumento do número de inscritos.

Veja a relação candidato/vaga por curso

“Queremos fazer um vestibular nacional, acessível ao candidato. Um processo realizado em único fim de semana, bem articulado em termos de conteúdo, de valor acessível. Uberlândia ocupa posição estratégica no país. Queremos fazer uso eficaz disso”, projeta o diretor de Processos Seletivos da UFU, Dennys Garcia Xavier.

Segurança

Desde a publicação do edital do Vestibular 2017/2, a Polícia Federal iniciou a Operação Aristoi (plural de “aristos”, que em grego significa o melhor), para evitar fraudes no processo seletivo. Segundo o delegado Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, as novas medidas de segurança se devem à identificação, no cenário nacional, da maior sofisticação e do aumento do número de casos de fraudes em processos seletivos, especialmente no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Desde já estamos em contanto direto com os organizadores do vestibular e também abertos com os nossos canais de denúncias para que processemos toda e qualquer informação que dê conta de algum ato atentatório à lisura do certame”, afirma o delegado. “Estamos também em contato com os produtores do material que vai ser entregue, para dar a garantia do sigilo e da integridade desse material, desde a gráfica da UFU até aqueles responsáveis pela guarda e transporte desse material”, completa.

Também faz parte do trabalho prévio da Polícia Federal observar os locais de aplicação de prova para verificar se há algum ponto vulnerável. Nos dias dos exames, a fiscalização será ainda mais intensa. “Estarão nos locais de prova tanto policiais caracterizados quanto descaracterizados. A função dos policiais descaracterizados é verificar qualquer movimento estranho que possa acontecer nos locais de prova, para poder fazer uma abordagem durante o procedimento. E os policiais ostensivos estarão ali para, inclusive, servirem de ponto de referência para qualquer candidato ou qualquer um da comunidade que tenha alguma reclamação a fazer ou indicação de alguma mácula ao processo”, explica D’Ângelo.

Após a aplicação, a Polícia Federal ainda auxiliará a UFU na guarda dos gabaritos, no acompanhamento da correção e no recebimento e apuração de denúncias.

Provas acontecem em junho

As provas do Vestibular 2017/2 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de junho nas cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo e em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Para mais informações sobre o Vestibular, acesse o portal da Diretoria de Processos Seletivos.