04/06/2017 - 20:22 - Atualizado em 08/06/2017 - 15:21
Gabarito preliminar da primeira fase do vestibular está disponível
Somente candidatos classificados na primeira fase terão provas discursivas corrigidas
Marco Cavalcanti

Milton Santos)

Aluna responde questões da segunda fase do Vestibular UFU 2017-2 (foto: Milton Santos)

Já está disponível na internet o gabarito preliminar da primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que dá acesso aos cursos de graduação no segundo semestre letivo de 2017. O gabarito definitivo, as folhas de respostas e as notas obtidas por todos os candidatos na primeira fase serão publicados no dia 12 de junho, após as 17h.

Pela primeira vez, o processo seletivo foi realizado em um único fim de semana: no sábado (3/6) foram aplicadas as provas objetivas da primeira fase (com questões objetivas) e a Redação (esta, já fazendo parte da segunda fase) e, no domingo (4/6), as avaliações das demais disciplinas da segunda fase (com questões discursivas).

Serão corrigidas as provas de Redação e discursivas somente dos candidatos classificados para a segunda fase, conforme definido no edital que rege o processo seletivo. A relação desses classificados e os gabaritos oficiais preliminares das questões discursivas serão divulgados no dia 19 de junho, após as 17h. Os gabaritos oficiais definitivos, as folhas de respostas e da redação e as notas de todos os candidatos na segunda fase sairão no dia 11 de julho, após as 17h.

A relação definitiva dos candidatos aprovados no Vestibular 2017-2 será divulgada no dia 20 de julho, após as 14h. No mesmo dia, após as 17h, serão publicadas a classificação geral e o boletim de desempenho dos candidatos.

Durante o vestibular, nenhuma ocorrência importante foi registrada pela Diretoria de Processos Seletivos da UFU (Dirps), que contou com a presença da Polícia Federal durante todo o processo. No entanto, cerca de cem candidatos foram desclassificados por estarem utilizando piercings, pulseiras ou outros tipos de adornos, todos proibidos e citados no edital.

Dos 26.869 candidatos inscritos para as 1.676 vagas, 15% (cerca de 3.900 candidatos) foram desclassificados por faltarem às provas – aplicadas nas cidades mineiras de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas e em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP).

O diretor da Dirps, professor Dennys Xavier, adiantou que para o próximo vestibular, a ser realizado na primeira quinzena de junho de 2018, as provas também serão aplicadas em Belo Horizonte e na capital paulista. “O que nós queremos é buscar os melhores candidatos, os alunos mais bem preparados para frequentar as fileiras da universidade”, revelou Xavier.

O novo formato, com provas em um único fim de semana, foi aprovado, conforme avaliação da Dirps. “Foi um processo seletivo mais ágil, mais eficaz, mais barato e de uma eficiência extraordinária no que diz respeito à estruturação”, comentou o diretor.

No primeiro dia do processo seletivo os candidatos fizeram provas com questões objetivas das 11 disciplinas obrigatórias para todas as áreas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia, além da Redação.

No segundo dia os candidatos responderam a quatro questões discursivas por disciplina. Todos tiveram provas de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Somente os candidatos que concorrem aos cursos de Ciências Humanas e Artes não tiveram prova discursiva de Matemática nesta fase, mas sim de Literatura.

História, Geografia, Filosofia e Sociologia completaram as disciplinas cobradas aos candidatos dos cursos de Ciências Humanas e Artes e de Ciências Sociais Aplicadas. Diferentemente, os candidatos concorrentes aos cursos das áreas de Ciências da Saúde e de Ciências Exatas e da Terra responderam questões de Química, Física e Biologia na segunda fase.