21/07/2017 - 16:20 - Atualizado em 21/07/2017 - 19:19
Secretário de ações afirmativas do Governo Federal se reúne com comissão que avalia cotistas no vestibular
Domingos Barbosa fez balanço do processo junto aos setores envolvidos
Daniel Pompeu

A reunião teve como objetivo avaliar os resultados obtidos pelo grupo e colocar diretrizes para as próximas entrevistas

O secretário de políticas de ações afirmativas Domingos Barbosa dos Santos, da Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos do Governo Federal, se reuniu nesta sexta-feira (21/7) com o diretor de Processos Seletivos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Dennys Garcia Xavier, com a diretora de igualdade racial da Prefeitura de Uberlândia, Pollyanna Fabrini, com membros do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab/UFU) e outros setores da universidade envolvidos no processo de avaliação técnica dos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas no vestibular.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância de iniciativas que estimulam o preenchimento das cotas por candidatos que são efetivamente pretos, pardos e indígenas. De acordo com Santos, faltam projetos que apresentem a universidade como real possibilidade a esses candidatos.

A comissão que avalia os candidatos autodeclarados para cotas raciais é composta pelo presidente Vinícius Soares Oliveira de Sousa Gervásio (técnico administrativo/ Dirps) e pelos membros Guilherme Augusto da Silva Gomes (técnico administrativo/ Instituto de Letras e Linguística), Lorena Silva Oliveira (discente da pós-graduação em Filosofia), Regis Rodrigues Elísio (discente do Instituto de História), Romes Jorge da Silva Junior (técnico administrativo/ Pró-Reitoria de Planejamento e Administração), Romilda Maria de Jesus (técnica administrativa/ Hospital de Clínicas) e Vanilda Honória dos Santos (discente da Faculdade de Direito).