18/07/2017 - 12:53 - Atualizado em 18/07/2017 - 20:28
Segundo edital do 'Doutor Legal' abre oportunidade para novos tutores
Quem já participa do programa está previamente selecionado e deve manifestar interesse na continuidade; novas inscrições ocorrem de 1º a 15 de agosto
Hermom Dourado

Programa lançado neste ano pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio da Diretoria de Pesquisa (Dirpe), o "Doutor Legal" acaba de ter seu segundo edital publicado. De acordo com o titular da Dirpe, professor Kleber Del Claro, basicamente, a iniciativa foi criada para estabelecer um elo entre os alunos que estão no primeiro período da graduação na UFU e os da ponta, ou seja, doutorandos e pós-doutorandos.

"Queremos que o pesquisador mais experiente abra os olhos do iniciante para as oportunidades que a universidade oferece: como crescer na carreira, como ser aprovado nas disciplinas, como montar seu curriculum, como obter chances de iniciação científica, etc. Outro objetivo é de que os jovens doutores tenham uma experiência na vida acadêmica, com as dificuldades e prazeres da orientação, da tutoria, de como é ser um docente de verdade", exemplifica Del Claro.

Ainda de acordo com o diretor, atualmente este programa de voluntariado acadêmico-científico conta com 54 doutorandos de todos os cursos de pós-graduação da UFU tutoriando 172 graduandos. "A maioria já manifestou interesse em continuar no Doutor Legal, o que nos deixa muito felizes. Queremos agradecer a todos por este apoio e ressaltar a certeza de que estão fazendo a diferença na vida desses jovens universitários, pois vários deles nos procuram para elogiar os tutores e para pedir que possam continuar no programa durante o segundo período na graduação", revela. As inscrições para novos candidatos a tutores serão de 1º a 15 de agosto. Quem já atua no Doutor Legal e cumpriu todas as etapas do processo está previamente selecionado, precisando apenas enviar um e-mail para formalizar o desejo de continuidade.

Atrativos e obrigações
Os alunos de doutorado ou pós-doutorado que são tutores neste programa concorrem a cinco passagens para participação em um congresso nacional na sua área e recebem um certificado de 64 horas de atividades didáticas. "Esse documento é aceito para fins de comprovação curricular como experiência didática na graduação e pode ser um grande diferencial na hora de um concurso. Cada vez que participar do Doutor Legal, o tutor receberá um novo certificado", explica Kleber Del Claro.

Os tutores acompanham durante um semestre alunos que estejam matriculados no primeiro período de seus cursos de graduação - cursos estes que são ligados à área de atuação dos tutores. Doutorandos podem tutoriar dois ou três estudantes e os pós-doutorandos, até cindo. Estão entre as tarefas da orientação: mostrar a importância da dedicação aos estudos; ajudar os alunos a não serem reprovados em nenhuma matéria; mostrar a eles as vantagens da Iniciação Científica que podem conseguir logo; e explicar a eles a importância de se aprender uma segunda língua, especialmente o Inglês.