25/09/2017 - 12:58 - Atualizado em 28/09/2017 - 13:31
Periódicos acadêmicos da UFU comemoram indicativos recém-divulgados
Publicações se destacaram no lançamento do Portal Periódicos de Minas, no resultado do edital de fomento da Fapemig e na avaliação Qualis
Hermom Dourado

Iniciativa da Fapemig e da UFMG, portal foi lançado neste mês. (Imagem: Reprodução)

No dia 15 de setembro foi lançado o Portal Periódicos de Minasfruto de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O portal foi criado para divulgar a produção científica do estado e servir de fórum entre os editores, dentro da Política de Periódicos de Minas Gerais.

Representante da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na cerimônia de lançamento e um dos membros do grupo de trabalho que formulou esta política, o professor Décio Gatti Júnior comemora o fato da instituição já contar com 30 jornais acadêmicos listados no portal.

A segunda boa nova veio no último dia 21, quando foi divulgado o resultado da Chamada 05/2017 para fomento à publicação de periódicos científicos institucionais da Fapemig. "Dos periódicos vinculados à UFU, 10 foram contemplados com verbas para apoio na editoração, diagramação e traduções, totalizando um valor aproximado de R$ 350 mil. Este fomento será vital para ampliar a disseminação do conhecimento científico e das discussões produzidas pela UFU", sublinha Gatti.

Assistente editorial da Edufu, Leonardo Marcondes Alves informa que recentemente também foram divulgadas as classificações Qualis dos periódicos, sendo que, dentre as 32 revistas chanceladas pela editora da UFU, seis estão no estrato A. "No geral, houve uma ascensão das classificações desses periódicos chancelados. A classificação Qualis é importante, pois afeta o reconhecimento da produção científica da universidade, principalmente na pontuação dos programas de pós-graduações", explica.

Ainda de acordo com Alves, esses resultados demonstram os esforços coordenados do Fórum de Editores de Periódicos (FEP), grupo que agrega 32 revistas institucionalmente chanceladas e que está sob coordenação do professor Gatti e suporte da Edufu.

Foto: Marcella Boehler/UFMG