Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

29/09/2017 - 12:15 - Atualizado em 03/10/2017 - 09:50
UFU promove eventos sobre Computação com palestrantes de renome mundial
Inteligência artificial e mineração de dados são alguns dos temas que serão debatidos de 2 a 5 de outubro, no Center Convention
Por: 
Hermom Dourado

Imagem: Pixabay

A próxima semana será marcada por muitas atividades importantes para pesquisadores e demais interessados em temas como banco de dados, mineração de dados, inteligência artificial, inteligência computacional e processamento de linguagem natural. Com organização da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU), o Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional (Bracis) e o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) ocorrerão entre os dias 2 e 5 de outubro, no Center Convention. Essa é a primeira vez que os eventos serão realizados simultaneamente.

O Bracis chega à sexta edição e o SBBD é ainda mais tradicional, alcançando a 32ª. Eles reúnem outros três eventos: o XIV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (Eniac), o XI Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology e o Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe). As inscrições, porém, ocorrem separadamente, por meio dos sites do Bracis e do SBBD, onde estão disponíveis os preços e as instruções para cada categoria. O sistema fica aberto até 5 de outubro, mas pode ser fechado antes, pois restam poucas vagas a serem preenchidas.

Integrantes do grupo que está organizando toda a programação, as professoras Gina Maira Barbosa de Oliveira e Maria Camila Nardini Barioni, da Facom/UFU, estão empolgadas com a oportunidade do intercâmbio de informações e de experiências sobre temas tão relevantes e em voga, com alguns dos mais renomados pesquisadores, tanto do Brasil como internacionais. "A proposta de promover estes cinco eventos simultaneamente é justamente para integrar membros de comunidades afins, proporcionando  um ambiente rico e propício para a discussão das técnicas e pesquisas que estão sendo desenvolvidas nestas áreas. Algumas atividades, como um painel industrial na tarde de segunda-feira, irão reunir os participantes de todos os cinco eventos. É maravilhoso e muito importante poder oferecer aos nossos alunos uma semana com tantas oportunidades de aprendizado e crescimento profissional", enfatiza Barioni.

Oliveira completa: "teremos seis palestras internacionais, sendo três no Bracis, e também destaco outras duas palestras de pesquisadores nacionais de destaque tanto na área de banco de dados como na de inteligência artificial. Para nós, da Facom, será uma ótima oportunidade para dar visibilidade aos trabalhos e pesquisas que estamos fazendo, além de comprovar a nossa capacidade de organização de eventos de grande porte. O reflexo disso é positivo para todos os integrantes da nossa unidade acadêmica, que, assim como a UFU, cresceu muito no Reuni quantitativamente e agora está em busca do crescmento qualitativo."

Professoras Gina Barbosa e Maria Camila Barioni enaltecem capacidade de organização demonstrada pela equipe da Facom. (Foto: Hermom Dourado)

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal