II Conalibras tem início nesta segunda-feira (6) no Campus Santa Mônica
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae), em parceria com o Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias (GPELET), realiza nesta semana, no Campus Santa Mônica, o II Congresso Nacional de Libras (II Conalibras-UFU). O objetivo é proporcionar um espaço de discussão e reflexão envolvendo os aspectos linguísticos relacionados à Língua de Sinais Brasileira (Libras), à Educação dos Surdos e à profissionalização de tradutores e intérpretes de Libras.
A Língua de Sinais Brasileira (Libras), após anos de lutas, foi oficialmente reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira, com a promulgação da Lei nº 10.436/02 e do Decreto nº 5.626/05. Posteriormente, houve a profissionalização do tradutor e intérprete de Libras. Com a Lei nº 12.319/12, que promoveu significativas alterações na organização curricular, pedagógica e comunicacional, a pessoa surda ganhou mais espaço na sociedade como cidadão.
Assim, durante o II Conalibras-UFU os participantes poderão conhecer e analisar a legislação referente à formação em Libras, aos aspectos linguísticos da língua e como se dá a aplicação dessa na educação de surdos, e ainda como é a realidade escolar de uma pessoa surda após tantas modificações na legislação.
O congresso inicia-se nesta segunda-feira (6), no anfiteatro do Bloco 3Q, com o credenciamento a partir da 14h, abertura oficial às 18hs e Mesa de Abertura às 19h, com o tema: O papel da Libras no contexto educacional bilíngue, com os palestrantes Francilene Machado de Almeida (UNB) e Lúcio Cruz Silveira Amorim (UFU).
Conheça a PROGRAMAÇÃO DO II CONALIBRAS-UFU
Realização:
Apoio: