FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

17/01/2018 - 14:54 - Atualizado em 18/01/2018 - 16:39
Projeto oferece aulas de judô para alunos e comunidade externa
Os treinos são gratuitos e acontecem no ginásio da universidade
Portal Comunica UFU

Projeto recebe apoio da apoio da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu) (Imagem: Lucas Cardoso)

A Equipe Judô UFU é um projeto para alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também para a comunidade externa. Contando com o apoio da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), os treinos de judô são gratuitos e acontecem no Ginásio G7, no campus Educação Física da UFU.

“Eu vim bem assim, com a expectativa de que estaria ali somente assistindo, mas acabei participando e hoje eu estou ai já faz uns seis meses e estou bem feliz. Isso tem trazido uma qualidade de vida para mim e para minha família. Hoje, a gente também tem o Pedro Paulo que faz parte também da equipe UFU de judô kids. A gente tem, juntos, caminhado com a família judô kids”, conta William Feleiros, participante do projeto. Pedro Paulo tem apenas seis anos e não esconde a satisfação e tudo o que tem aprendido nas aulas. “Algumas mobilizações e alguns golpes. Eu tenho mais amigos novos”, conta o garoto.

O estudante de Relações Públicas Isaque Barbosa é Sensei do projeto de judô na UFU. Sensei é um título honroso japonês, utilizado para tratar com respeito um professor ou um mestre, utilizado no judô para se refeir ao treinador. A tradução literal dessa palavra é "aquele que nasceu antes". “Hoje a nossa equipe tem pais e filhos treinando, o que nos motivou a, no ano que vem, manter uma equipe de pais e filhos para essa atividade de família, essa atividade no meio da correria do dia-a-dia de uma vida muito agitada que a gente tem. Esse tempo separado para um tempo de qualidade para pais e filhos, dentro do tatame, tem sido muito especial. Tenho certeza que todos os nossos pais que treinam junto com os filhos, podem dizer que isso agrega muito à familia deles e essa é a nossa ideia, manter esse tipo de trabalho”, diz Barbosa.

Gleygue Medeiros trouxe o filho dele, o Caio Lucas de quatro anos, para integrar o grupo e, assim, aprender valores que este esporte pode oferecer. “Vim primeiro, depois comecei a treinar, gostei. Depois já trouxe meus filhos também, como eles já viam eu treinando, abriu o espaço, trouxe eles, gostaram e como já está no sangue também. Eu me tornei uma pessoa melhor com isso, [passei] a ter disciplina, doutrina, saber respeitar o próximo, eu acho que isso é a base de tudo. O judô te dá uma base de como ser um cidadão, uma pessoa melhor”, afirma Medeiros.

A equipe conseguiu aprovação em um edital do Ministério do Esporte pelo Programa Segundo Tempo Universitário que vai resultar em uma verba para o projeto. Porém, esses são recursos voltados para os projetos com estudantes da UFU. Para as atividades com a comunidade externa, o grupo busca levantar recursos próprios.

O projeto está com novos planos para esse ano: o judô integral.  A ideia surgiu devido à grande procura do judô e a dificuldade em conciliar horários para atender os alunos da UFU, os pais e as crianças da comunidade uberlandense que buscavam os treinos. A proposta é oferecer treinos de judô e acompanhamento familiar psicopedagógico, orientado por alunos da UFU, que serão estagiários do projeto, e ainda reforço escolar, orientado por alunos estagiários do curso de Pedagogia.

O maior objetivo do projeto não é formar atletas de base, mas sim, garantir perspectiva e o desenvolvimento das crianças. Esse ideal é baseado no pensamento do Sensei fundador do judô, no Japão: a formação integral das crianças, pensando no bem-estar do espírito, corpo e mente.

O judô integral será gratuito, mas exigirá das crianças bom desempenho na escola, uma boa relação com os familiares e comprometimento com o judô. Em breve, o Comunica UFU divulgará a abertura de inscrições.

Mais informações na página Equipe Judô UFU no Facebook.

Assista à reportagem da TV Universitária: