UFU e Fapemig abrem inscrições para encontro entre jornalistas e pesquisadores

Evento gratuito acontecerá em abril no Campus Santa Mônica

Publicado em 20/02/2018 às 16:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) convidam profissionais e estudantes de Jornalismo e pesquisadores de todas as áreas para se inscreverem, gratuitamente, no I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas, que acontecerá no dia 25 de abril, no Campus Santa Mônica.

O tema desta primeira edição é “Caminhos para divulgação e jornalismo científico”. A proposta é que o I Comunica Ciência seja um espaço de reflexão sobre o processo de produção de cada área, tanto de comunicadores quanto de cientistas. “Cada um tem seu próprio ritmo de trabalho, seu tempo específico de preparação de texto e linguagens técnicas diferenciadas. Como enfrentar esses desafios?”, problematiza a diretora de Comunicação da UFU, Renata Neiva, que é jornalista, pesquisadora e uma das organizadoras do evento.

Entre os debatedores, estarão as pesquisadoras Simone Terezinha Bortoliero, coordenadora da Agência de Notícias em C&TI da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Silvania Sousa do Nascimento, diretora de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também confirmaram presença a jornalista Viridiana Bertolini, gerente de Desenvolvimento Institucional da Globo Universidade, e o presidente da Fapemig, Evaldo Ferreira Vilela.

“Para aprimorar a divulgação científica, é preciso promover esse encontro: só teremos parcerias consolidadas a partir do momento em que debatermos, juntos, estratégias comuns de popularização do conhecimento científico e tecnológico”, defende Neiva. “Sabemos que, na mídia, mesmo que não seja a dita especializada, há cada vez mais espaço para a cobertura científica. Dessa forma, queremos contribuir para a melhoria das estruturas das pontes que unem cientistas e jornalistas em busca da divulgação do conhecimento”, completa a diretora.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, o encontro visa estreitar a relação entre a produção do conhecimento e a divulgação científica. “Eles que, ao meu ver, na ‘era digital’, são complementares, mas essa complementaridade exige uma linguagem acessível à sociedade que, em última instância, é a financiadora das nossas pesquisas”, diz Carvalho.

Um grupo de trabalho formado por comunicadores e diretores de pesquisa de instituições de ensino superior se reunirá na tarde que antecede o evento para debater a divulgação do conhecimento produzido nas universidades. Pesquisadores da UFU envolvidos com divulgação científica poderão apresentar painéis sobre seus trabalhos.

Em parceria com a Fapemig, na UFU, o evento é promovido pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). Segundo os organizadores, a ideia é fazer um primeiro encontro com reflexões sobre jornalismo e ciência e, nos próximos anos, dar continuidade ao debate, aprofundando as discussões sobre comunicação pública e divulgação científica em outras edições do Comunica Ciência.

Veja a programação completa, currículo dos palestrantes e se inscreva no I Comunica Ciência:

www.eventos.ufu.br/comunicaciencia.

Palavras-chave: Evento Divulgação Científica Comunicação Jornalismo Fapemig