Na UFU, Marques de Melo plantou árvore símbolo da aula inaugural da primeira turma do curso de Comunicação Social/Jornalismo, em março de 2009 (foto: Arquivo/Curso de Jornalismo)
É com imenso pesar que trazemos a notícia do falecimento do professor José Marques de Melo. Nascido em Palmeira dos Índios (AL) em 1943, Marques de Melo escreveu 38 obras, centenas de artigos e coordenou dezenas de coletâneas. Como jornalista e acadêmico, ganhou dezenas de prêmios, entre eles, um Prêmio Esso Regional. Foi o primeiro doutor em jornalismo titulado por universidade brasileira.
Em 1977, idealizou e foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), entidade que tornou-se a principal associação de pesquisadores em comunicação no país.
O professor José Marques de Melo formou gerações de jornalistas e de pesquisadores acadêmicos, orientando uma centena de pós-graduandos, dos quais 72 mestres e 28 doutores.
No curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia é celebrado por ter realizado a aula inaugural. Em sua homenagem, há uma placa localizada entre os blocos 1G e 1U que traz a epígrafe “Árvore símbolo da Aula Inaugural da 1a Turma do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da FACED/UFU, ministrada por José Marques de Melo em 05/03/2009.”
O sepultamento acontece amanhã, 21 de junho, às 11 horas no Cemitério Morumbi – Rua Deputado Laércio Corte, 468 - Morumbi (SP).
Estudantes, docentes e técnicos(as) do curso de Jornalismo expressam consternação pelo falecimento do célebre professor Marques de Melo.
Uberlândia, 20 de Junho de 2018.
Marcelo Marques Araújo
Coordenador do Curso de Jornalismo / UFU