FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

18/06/2018 - 08:12 - Atualizado em 18/06/2018 - 10:01
Homenagem, premiações, livro e ranking são destaque nesta semana
UFU fica em 5º lugar em ranking da transparência das universidades
Marco Cavalcanti

divulgação)

Os premiados na etapa regional concorrerão no Intercom Nacional em setembro (foto: divulgação)

Quase 60 alunos do curso de Jornalismo estiveram, entre os dias 7 e 9 de junho, na cidade de Belo Horizonte, participando da Intercom/Expocom Sudeste. O curso de Jornalismo conquistou troféu em quatro das seis categorias.

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Ela é promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Os premiados na etapa regional concorrerão no Intercom Nacional que será realizado na Universidade da Região de Joinville (Joinville/SC), de 2 a 8 de setembro de 2018. O Comunica UFU publicará, nos próximos dias, reportagem com mais informações sobre os trabalhos premiados.

Reconhecimento

A comenda é uma homenagem a personalidades e entidades que colaboram com a Polícia Militar (foto: Milton Santos)

No dia 14 de junho, o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, foi um dos homenageados durante a cerimônia comemorativa ao 243º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele recebeu o Diploma de Colaborador Benemérito do comandante da 9ª região, Coronel Cláudio Vitor Rocha.

A comenda é uma homenagem a personalidades e entidades que frequentemente colaboram com a corporação e que contribuem com o aprimoramento e eficiência do trabalho da Polícia Militar.

Assistência estudantil

A obra reúne produções de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação

A docente Silvia Maria Cintra da Silva, do Instituto de Psicologia, é autora do capítulo “Possibilidades de atuação do psicólogo escolar na Assistência Estudantil” do livro “Pesquisas em Psicologia e políticas educacionais: desafios para enfrentamentos à exclusão”.

A obra reúne produções de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de diferentes universidades do país: UEM, UFPI, UFU, UFRN, UNIR, USP e Unioeste. Nela, é investigada a interface entre Psicologia e políticas públicas da Educação em seus diferentes níveis e modalidades, visando tanto a identificação e problematização de demandas como a elaboração de propostas para estas.

Transparência

O trabalho avaliou dados do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) de 63 universidades

A UFU ficou em 5º lugar no “Ranking da Transparência das Universidades Federais 2018”. O levantamento - feito pelo jornalista Cristiano Alvarenga, da Diretoria de Comunicação Social da UFU -, avaliou dados do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) de 63 instituições.

Conforme o ranking, a UFU atendeu 100% dos 213 pedidos de acesso à informação em um tempo médio de 8,33 dias. Para atender 4,69% dos pedidos, foi necessário prorrogar o prazo que, conforme a legislação, é de 20 dias, prorrogáveis por mais dez. Acesse o ranking aqui.