FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

23/07/2018 - 11:19 - Atualizado em 23/07/2018 - 11:26
Prefeitura Universitária oferece capacitação em eficiência energética
Objetivo é potencializar o desenvolvimento sustentável da instituição
Portal Comunica UFU
Valquiria Vieira (Estagiária de Graduação)

Prédio da Reitoria, bloco 3P, no Campus Santa Mônica, é um dos principais exemplos de edificação sustentável da instituição (Foto: Valquiria Vieira)

A Capacitação em Eficiência Energética para Edificações é uma iniciativa do Projeto Sala Verde, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tem como objetivo qualificar os servidores da universidade para a fiscalização do uso de energia elétrica na universidade, além de desenvolver métodos de economia e consciência sustentável. “O curso irá capacitar profissionais relacionados à construção civil para atuarem em consonância às demandas ambientais e legais existentes, indicando possibilidades de caminhos para aperfeiçoamento continuado dentro da temática” afirma a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD), da UFU, Karen Carrer.

A formação, que é multidisciplinar, conta com a participação de professores das faculdades de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e de Arquitetura e Urbanismo da UFU. Os módulos do curso irão abordar temáticas sobre o aproveitamento da capacidade de acondicionamento térmico, ventilação e iluminação natural nas edificações e a implementação de fontes alternativas, como forma de proporcionar menores gastos.

O professor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), da UFU, Sérgio Ferreira de Paula, reafirma a importância da capacitação como incentivo à prática sustentável na universidade. “A informação é fundamental para o uso racional da energia. Esta iniciativa possibilita aos servidores participantes o conhecimento de métodos, processos e equipamentos eficientes, colaborando para a conscientização, motivação e efetiva atuação dos envolvidos”, conclui.

A capacitação será realizada a partir de agosto, com carga horária total de 40 horas. São 30 vagas direcionadas aos servidores da Diretoria de Infraestrutura (Dirie) e 10 vagas para os demais técnicos da instituição. As INSCRIÇÕES podem ser realizadas até dia 29 deste mês.

A capacitação é parte do Projeto Político Pedagógico Sala Verde UFU Sustentável, credenciado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e tem como objetivo promover a educação ambiental por meio de atividades e ações em prol da sustentabilidade na instituição.