Alunos de Engenharia Biomédica promovem competição de garra mecânica

O desafio consistia em acertar as maiores pontuações do alvo

Publicado em 22/08/2018 às 15:47 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56

Para construir a garra, foi necessário unir conhecimentos técnicos e científicos da Engenharia (Foto: Marco Cavalcanti)

Aconteceu na tarde de terça-feira (21/08), a primeira edição da competição Hook - Desafio Capitão Gancho. A atividade promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), visou à construção de uma garra que pudesse pegar e acertar objetos em um determinado alvo.

Foram seis equipes inscritas, com três membros em cada. Com o intuito de promover a interdisciplinaridade, participaram alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica.

Para montar a mão mecânica, os participantes deveriam seguir as instruções descritas no edital. O movimento da garra deveria ser controlado por meio de sensores inerciais ou sinais eletromiográficos, isto é, eletrodos posicionados no músculo da mão que, a partir de ações, geram impulsos elétricos, fazendo com que o robô reproduza a ação.

O responsável por avaliar se os competidores seguiram as regras foi o professor e coordenador do PET, Fernando Pasquini Santos, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da UFU. Cada participante teve 15 minutos para lançar três vezes um objeto em um alvo com pontuações. Foram premiadas as três equipes que obtiveram maior resultado.

O objetivo da construção do robô foi incentivar os alunos a aplicarem os conhecimentos técnicos e científicos da Engenharia, utilizando as mesmas técnicas da fabricação de próteses mecânicas.

O evento que ocorreu no Centro de Convivência, no Campus Santa Mônica da UFU, faz parte do XI Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB), que acontece até o dia 24 de agosto.

Palavras-chave: competição mecânica Física biomédica engenharia